Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Agora digam que Ronaldo é o culpado. De toda a gente é o menos culpado"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

"Agora digam que Ronaldo é o culpado. De toda a gente é o menos culpado"
Notícias ao Minuto

09:43 - 12/12/22 por Notícias ao Minuto

País Artigo de opinião

"Quando podemos fazer história, tratamos de arranjar problemas e destruir o que foi construído a pulso. Portugal no futebol não foge à regra. Antes não aconteceu porque Ronaldo mudou essa mentalidade. Quiseram assim, é a vida e a nossa triste sina. 

Arranjar problemas onde eles não existem. Agora digam que o Ronaldo é o culpado. De toda a gente é o menos culpado. 

Fernando Santos que vá à vida dele. O interessante é que todos vão para casa, mas Ronaldo continua na mente das pessoas de todo o mundo.

Os portugueses nunca gostaram muito de Fernando Santos, toleravam-no porque os resultados apareciam e apagavam a contestação.

Fernando Santos é um dos grandes responsáveis pela eliminação de Portugal. Só ficará devido aos seus problemas com o fisco e para os resolver. O seu dever era ter colocado o seu lugar à disposição, assim, aconteceu em Espanha com Luís Enrique, na Holanda com Louis van Gaal.

Eu, no lugar de Ronaldo, não jogava mais na seleção nem em nenhum clube português. Como dizia Champalimaud em relação à indefinição dos políticos portugueses: «acabou!». Esta gente não te merece. 

Se Fernando Santos continuar à frente da seleção, é evidente que Ronaldo não tem condições para continuar. Fernando Santos não o convoca mais para não ter problemas. Eu gostava que José Mourinho fosse o selecionador nacional.

Fernando Santos não soube lidar com Ronaldo, tendo em conta todos os problemas que advinham do Manchester United. Ronaldo precisava de amor, carinho e paciência e não de ser escorraçado, marginalizado e apontado. 

Se Fernando Santos achava que não ia pôr Ronaldo de início, antes da convocatória, tinha tido uma conversa franca dos seus propósitos, em função disso convocava-o ou não. Agora ser convocado e fazer isto é inadmissível!

Ronaldo estava a atravessar uma má fase e houve enorme pressão da imprensa para o colocar no banco de suplentes. 

Ronaldo, pelo que deu à seleção, não pode passar de cavalo para burro. Ronaldo sendo convocado é para jogar de início sempre. É um vexame e insulto à sua carreira.

Portugal a partir de certo momento começou a jogar contra Ronaldo , em vez, de se preocupar com o adversário. Há uma parte de Portugal que exultou com a vitória 6-1, contra a Suíça devido a Ronaldo não jogar. 

Esquecem-se que algo semelhante acontece, uma vez, em mais de 50 anos. Em 1966, tínhamos Eusébio e vencemos a Coreia do Norte por 5-3.

Portugal mostrou muitas fragilidades no longo trabalho sob comando de Fernando Santos. O problema era resolvido por Ronaldo, mas desta vez, tal não aconteceu."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório