Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Chuva intensa provoca grandes inundações em Lisboa. Eis as imagens

As autoridades tinham avisado para a possibilidade de ocorrência de chuvas fortes. O trânsito tem sido difícil e tem-se registado também a ocorrência de trovoada. Toda a Área Metropolitana de Lisboa está a ser afetada, e há inundações até no aeroporto.

Notícias ao Minuto

23:20 - 07/12/22 por Notícias ao Minuto

País Mau tempo

Depois dos avisos da Proteção Civil ao longo do dia, a chuva forte abateu-se sobre a região de Lisboa e tem provocado muitas dificuldades nas estradas, com vários caminhos alagados pela água.

A situação estende-se por toda a área metropolitana, com relatos de inundações a surgirem também a partir de Almada, Sintra e Oeiras.

Contactado pelo Notícias ao Minuto, o Comando Nacional da Proteção Civil contou que o distrito de Lisboa é o mais problemático, com várias ocorrências registadas.

Segundo as autoridades, pelas 23h, havia mais de 100 alertas ainda por dar resposta e 50 despachos em mão. A grande maioria dos casos são inundações da via pública, assim como algumas ocorrências provocadas pela trovoada.

Em Lisboa tem-se registado também a ocorrência de trovoada, além de ventos fortes. Vários vídeos publicados nas redes sociais e outros recolhidos pelo Notícias ao Minuto demonstram a força da chuva pela capital do país.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa afirmou que o Serviço Municipal de Proteção Civil acionou o alerta vermelho, apelando à população para "que tome as maiores precauções face ao estado do tempo, nomeadamente, não saindo à rua, exceto para situações de emergência".

À CNN, um meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera disse que as autoridades previam esta situação, daí terem elevado o aviso de precipitação de amarelo até vermelho ao longo do dia. O IPMA descreve a situação como "muito instável" e alertou que a depressão deve continuar a aproximar-se de Portugal Continental "com bastante imprevisibilidade" até sexta-feira.

Os distritos de Santarém e Faro também estão sob aviso vermelho, e o IPMA avisa que "pode ocorrer precipitação forte com aguaceiros e trovoadas por todo o território nacional".

No Campo Pequeno, a chuva também não dá tréguas.

Outro vídeo partilhado no Twitter mostra a estação de comboios de Algés completamente alagada. A circulação na Avenida de Berna também está difícil.

Até agora, não há vítimas ou danos estruturais a registar. Os principais problemas são mesmo as perturbações na via pública e na circulação automóvel.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha avisado que estava prevista, para estas quarta e quinta-feira, chuva forte e frequente na região Sul do país, mas também no Centro.

[Notícia atualizada às 00h19]

Leia Também: Recomendações reforçadas devido à chuva, vento forte e agitação marítima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório