Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Atenção! Infarmed alerta para recolha de vários lotes de gotas oftálmicas

Em causa está a solução oftálmica Ectodol. Saiba quais são os lotes afetados.

Atenção! Infarmed alerta para recolha de vários lotes de gotas oftálmicas
Notícias ao Minuto

16:10 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) informou, esta terça-feira, que vários lotes da solução oftálmica Ectodol estão a ser recolhidos pelo fabricante, após ter sido identificada uma diminuição da concentração prevista do principal componente do medicamento e outros produtos de "degradação" dessa substância.

"O fabricante bitop AG está a proceder à recolha voluntária de vários lotes da solução oftálmica Ectodol®, dispositivo médico com ação na redução da inflamação da conjuntiva e regeneração da conjuntiva irritada e sensível", lê-se, em comunicado.

A recolha foi iniciada após ter sido identificada, - num conjunto de lotes, "uma diminuição da concentração prevista de ectoína (o componente principal da solução", bem como "a presença de produtos de degradação desta substância referência AAT18". Em causa estão os lotes A841E, A841F, A841G, B841D, B841E, B841F, B841G, B841H.

De acordo com a avaliação efetuada pelo fabricante, "a eficácia e desempenho das gotas oftálmicas não são afetadas por este problema e não representam um risco para a saúde".

O Infarmed destaca que, até à data, não foram comunicados à autoridade "casos de incidentes associados à utilização destes lotes".

No entanto, e de acordo com as medidas previstas pelo fabricante, o Infarmed recomenda aos utilizadores "a interrupção imediata da utilização da solução oftálmica e sua devolução ao estabelecimento de aquisição" e, em caso de qualquer efeito secundário indesejado, "como irritação ocular ou conjuntivite, o contacto com um profissional de saúde".

Sublinhe-se que este medicamento alivia sintomas como olhos vermelhos, chorosos e comichão.

Leia Também: Infarmed manda retirar do mercado lote de um medicamento para Parkinson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório