Um canalizador escocês encontrou uma garrafa com uma mensagem no interior, no passado dia 14 de novembro, numa casa de Edimburgo.
Ao contrário do que costuma acontecer, o objeto não foi encontrado no mar, foi descoberto através de um buraco, que Peter Allen teve de fazer no chão da habitação de uma cliente, devido a uma inundação.
Apesar de tanto o canalizador como a dona da casa, Eilidh Stimpson, terem ficado entusiasmados com o achado, conta o site IFLSience, não tinham a perceção que estavam perante a mensagem em garrafa mais antiga do mundo: 135 anos.
Aliás, como não conseguia tirar a carta de dentro da garrafa (de whisky), Eilidh decidiu parti-la, junto com os filhos, para ler o que dizia, sem saber o seu verdadeiro valor.
Quando finalmente conseguiram tirar o papel, não encontraram um mapa do tesouro ou algo que abalasse o mundo. Encontraram uma mensagem simples, com alguma piada, e uma frase enigmática.
"James Ritchie e John Grieve fizeram este piso, mas não beberam whisky. Quem encontrar esta garrafa pode pensar que a nossa poeira está a soprar ao longo da estrada", lê-se na carta, que data 6 de outubro de 1887.
Ver esta publicação no Instagram
Até ao momento, a mensagem em garrafa mais antiga que alguma vez tinha sido encontrada tinha 132 anos e foi descoberta numa praia da Austrália, depois de ter sido atirada de um barco que passava ao largo da cidade de Elsfleth, na Alemanha.
Leia Também: Mensagem em garrafa com 85 anos encontrada em monumento da Nova Zelândia