Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Reclamações contra o SEF disparam 62%. São cerca de 67 por mês

Problemas com a renovação do título de residência e dificuldades com o atendimento telefónico para agendamento são os principais motivos de reclamação.

Reclamações contra o SEF disparam 62%. São cerca de 67 por mês
Notícias ao Minuto

19:28 - 16/11/22 por Notícias ao Minuto

País Portal da Queixa

O Portal da Queixa revelou, esta quarta-feira, que já registou este ano quase 900 queixas contra o SEF, um aumento de 62% face a 2021. Em média, são 67 reclamações por mês.

Estes números fazem do SEF um dos serviços públicos geridos pelo Ministério da Administração Interna (MAI) que absorve o maior número de queixas. Nove em cada 10 são dirigidas ao organismo. 

No topo dos motivos reportados estão problemas com a renovação do título de residência e dificuldades com o atendimento telefónico.

Recordando que a tutela anunciou recentemente a abertura de 60 mil vagas de atendimento para imigrantes, para reduzir os prazos para obtenção e renovação de autorizações de residência, o Portal da Queixa frisa que o problema "ainda está longe de ter fim à vista". "Os casos registados na plataforma são reveladores do desespero dos cidadãos que procuram o SEF para resolver e regularizar situações", lê-se no comunicado daquele portal. 

De acordo com análise efetuada, entre os dias 1 de janeiro e 14 de novembro de 2022, o número de reclamações apurado (869) reflete um crescimento significativo de 62%, em relação ao período homólogo de 2021, onde foram registadas 538 queixas. O SEF representa 80,89% das reclamações apresentadas aos serviços públicos tutelados pelo MAI.

Entre os principais motivos de reclamação estão os problemas com a renovação do título de residência (60%), problemas com o atendimento telefónico para marcação de atendimento nas delegações do SEF (32%) e ainda dificuldades no processo de manifestação de interesse, a somar 8% no total de queixas aferido. 

A página do SEF no Portal da Queixa apresenta um Índice de Satisfação pontuado em 15.7 em 100 e, nos últimos 12 meses, a média de satisfação dos utilizadores é de 3.4 em 10, o que traduz o nível de insatisfação dos consumidores perante este serviço.

"Inevitavelmente, a falta de resposta do SEF às reclamações gera uma reputação negativa do serviço, mesmo com o Portal da Queixa a oferecer – ao abrigo do nosso projeto de Responsabilidade Social -, todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços público", sublinha Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa. 

Leia Também: Funcionários não policiais do SEF passam para agência de migrações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório