Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

'Grândola, Vila Morena' fez-se ouvir em manifestação na Suíça

Veja as imagens.

Notícias ao Minuto

23:51 - 08/11/22 por Notícias ao Minuto

País Suíça

A emblemática canção de Zeca Afonso, ‘Grândola, Vila Morena’, ecoou durante uma manifestação de trabalhadores da construção civil, em Genebra, na Suíça.

Apelando a melhores condições laborais, milhares de trabalhadores entraram em greve esta segunda-feira, dando início a uma mobilização de dois dias.

Se em Lausanne saíram à rua cerca de quatro mil trabalhadores, em Genebra, muitos dos portugueses presentes entre os dois mil manifestantes fizeram ecoar ‘Grândola, Vila Morena’, conforme poderá ver na galeria acima, num vídeo partilhado por José Sebastião, secretário do sindicato UNIA, nas redes sociais.

A greve surge no âmbito da renovação do Acordo Nacional de Trabalho, que expira no final do ano, sendo que, após seis rondas de negociações, os parceiros sociais ainda não alcançaram um consenso.

Os trabalhadores acusam os patrões de querer flexibilizar excessivamente os horários de trabalho, com dias mais longos no verão e folgas forçadas nos meses de inverno.

"Seria o retorno da era dos trabalhadores sazonais, há 50 anos", lamentou José Sebastião, citado pelo meio RTS.

Na segunda-feira, o protesto ocorreu de forma descentralizada. Na terça-feira, foi concentrado em Lausanne, com uma grande mobilização de trabalhadores.

“Amanhã, vamos sacudir as pontes de Vaud”, tinha avisado José Sebastião.

Leia Também: Suíça anuncia pacote de ajuda humanitária de 100 milhões para a Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório