O governo suíço anunciou, esta quinta-feira, que irá fornecer à Ucrânia um pacote de ajuda humanitária de 100 milhões de francos suíços [valor semelhante em euros]. O objetivo é ajudar a restabelecer a água potável e reabilitar as infraestruturas energéticas antes do início do inverno.
Num comunicado, o Conselho Federal afirmou que “adotou um plano de ação para mitigar as consequências para o povo da Ucrânia de um inverno que promete ser duro”.
“A Suíça libertará um pacote de 100 milhões de francos suíços para este fim. Estes fundos serão utilizados em particular para financiar projetos destinados a restaurar rapidamente a infraestrutura energética do país”, acrescenta a nota.
“Os ataques a estas infraestruturas e sistemas de abastecimento nas últimas semanas enfraqueceram ainda mais a situação humanitária da população afetada pela guerra”, lê-se ainda.
#DécisionCF Aide humanitaire: le Conseil fédéral adopte un plan d'action pour les secours d'hiver en Ukraine. La 🇨🇭débloquera 100 millions de francs notamment pour financer la remise en état rapide des infrastructures énergétiques du pays: https://t.co/as9m0wJZ2q (BK) @EDA_DFAE
— André Simonazzi (@BR_Sprecher) November 2, 2022
A Ucrânia tem sido alvo de ataques massivos russos, particularmente em infraestruturas energéticas. Estes ataques causaram danos em cerca de 10 regiões, sendo que em sete delas houve cortes na eletricidade e no abastecimento de água.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que cerca de seis mil civis morreram e quase dez mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: Ucrânia. Perdas na agricultura ultrapassam 30 mil milhões