Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Ventos fortes provocam estragos em empresa da Marinha Grande

Um fenómeno meteorológico natural, com ventos fortes, provocou esta manhã estragos numa empresa da Marinha Grande, no distrito de Leiria, informou a agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

Ventos fortes provocam estragos em empresa da Marinha Grande
Notícias ao Minuto

13:55 - 08/11/22 por Lusa

País CDOS

Segundo o CDOS, o evento meteorológico ocorreu pelas 10h51 e caracterizou-se por ventos muito fortes, que fizeram voar chapas, danificaram parte da estrutura de uma empresa na zona industrial de Casal da Lebre, na Marinha Grande, distrito de Leiria.

O vereador do Município da Marinha Grande, António Fragoso, confirmou à Lusa o fenómeno, reforçando que "foi muito localizado" sobre uma empresa. Os ventos "arrancaram estruturas metálicas e o revestimento" do edifício, que foi invadido por árvores, que ainda caíram sobre viaturas que estavam estacionadas no local.

"Houve chapas que voaram e ficaram presas nas linhas de alta tensão. A E-redes já tem funcionários no local", informou ainda António Fragoso.

O CDOS acrescentou que estiveram no local os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, a PSP e a empresa E-redes.

A mesma fonte referiu ainda ter registo de sete pequenas inundações nos concelhos de Pombal, Leiria e Marinha Grande, mas sem consequências.

A Proteção Civil alertou esta segunda-feira a população para as previsões de chuva e vento durante o dia de terça-feira que podem causar cheias, inundações e deslizamento de terras, principalmente nas regiões do Norte e Centro.

Num aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dá conta das previsões, para terça-feira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que apontam para períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial no litoral e zonas montanhosas das regiões Norte e Centro, podendo acumular mais de 10 milímetros numa hora ou 30 milímetros em seis horas no Minho e Douro Litoral, entre o fim da madrugada e o meio da tarde, e que podem ser acompanhados de trovoada.

O IPMA prevê também vento de sudoeste, por vezes forte na faixa costeira, em especial a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas do Norte e Centro e agitação marítima na costa ocidental do Norte e do Centro com ondas de quatro a cinco metros de altura significativa até quarta-feira.

A Proteção Civil sugere ainda à população a adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, fixação de estruturas soltas e especial cuidado na circulação e junto de áreas arborizadas e em zonas ribeirinhas.

Segundo a ANEPC, deve ser adotada uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Leia Também: Mau tempo. Chuva cortou estrada em Barcelos mas circulação já foi reposta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório