Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Navio 'Mondego' detetou 47 migrantes durante um mês de missão em Espanha

Foram resgatados 11 migrantes pelo navio da Marinha Portuguesa.

Navio 'Mondego' detetou 47 migrantes durante um mês de missão em Espanha
Notícias ao Minuto

23:59 - 04/11/22 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

O navio patrulha costeiro 'Mondego', da Marinha Portuguesa, regressou à Base Naval de Lisboa, esta sexta-feira, após ter cumprido um mês na operação INDALO 2022, "sob égide da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira – Frontex", no sul de Espanha, revelaram as Forças Armadas Portuguesas.

A embarcação esteve em missão entre os dias 4 de outubro e 2 de novembro, tendo efetuado 331 horas de navegação, ao longo de 3.518 milhas náuticas. Durante esse período, detetou 47 migrantes e resgatou 11.

"O navio detetou, tanto pela sua ação de patrulha na área de operações, como através da colaboração com o ICC Madrid, que solicitou inúmeras vezes o seu empenhamento na interceção de possíveis embarcações de migrantes, um total de 47 migrantes", sublinha um comunicado das Forças Armadas Portuguesas, publicado nas redes sociais.

Das ações, "destaca-se o resgate de 11 migrantes para bordo do navio patrulha 'Mondego', que lhes prestou assistência médica e forneceu mantimentos". Os migrantes resgatados foram, posteriormente, recolhidos por embarcações do serviço de salvamento marítimo espanhol.

"A agência Frontex agradeceu o empenho do navio patrulha costeiro 'Mondego' e da sua guarnição durante todas as ações, nas quais demonstrou uma rápida resposta e um elevado sentido de colaboração com as autoridades locais", acrescenta a nota. 

Leia Também: Ministra rejeita guerra com Tribunal de Contas sobre navios-patrulha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório