Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Greve de professores marca manhã no Porto, mas há que "desenrascar"

Dos miúdos "desenrascados" que até ficam em casa sozinhos aos pais apanhados desprevenidos que ponderam levar os filhos para o trabalho, a greve de professores marca hoje a manhã de várias escolas do Porto.

Greve de professores marca manhã no Porto, mas há que "desenrascar"
Notícias ao Minuto

11:10 - 02/11/22 por Lusa

País Escolas

Eram cerca das 9h quando Maria João Pereira, mãe de um menino de 4 anos, surpreendida pelos portões da Escola Básica Augusto Lessa, em Paranhos, no Porto, estarem fechados gritou: "Bom dia, toco à campainha?".

Do pátio, a voz e uma auxiliar que varria a folhagem, criou-lhe uma ruga na testa. Ainda entrou para perceber o que se passava, mas na saída e com o filho pela mão contou à agência Lusa que a professora tinha faltado e não o poderia deixar na escola.

"Pensei que para os pequeninos isto não acontecia. Isto causa-me muito transtorno. Vou ligar para o trabalho para saber se me deixam levá-lo ou se me deixam trabalhar de casa. Não estava a contar com isto", referiu a assistente de 'backoffice'.

Este cenário contrastava com o espírito que se vivia ainda antes, cerca das 08:00, junto à Escola Artística Soares dos Reis, um estabelecimento de ensino frequentado por mais de 1.000 alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos.

André Orlandim, brasileiro, motorista de Uber e pai de uma menina que frequenta o 12.º ano, é "apoiante da greve" e não alterou os planos de hoje por causa a paralisação dos professores até porque, caso fosse necessário, deixaria a filha em casa "entretida com os livros e o computador".

"Se não tivesse aulas, ia levá-la a casa e continuava a minha vida. Estou há três anos em Portugal e já passei por muitas greves cá. Façam-nas. É necessário porque o custo de vida está medonho e os salários são muito baixos", disse à Lusa.

Rosário Jacob, mãe de Francisca, aluna do 12.º ano, também não alterou os planos de hoje. É professora, levou a filha à escola e está igualmente em greve como milhares de colegas por todo o país.

"Já sabia que a escola podia estar sem aulas e tinha alternativa nesse caso. Responsabilizar os professores é que não o faria, porque percebo e concordo com esta greve. As condições de trabalho nesta área estão cada vez piores e a insegurança nas escolas está a crescer", afirmou.

Já Carina Silva, que levou a filha de 16 anos e uma colega à escola, respirou de alívio por os portões estarem abertos: "Não é tanto por mim que consigo gerir bem o trabalho, mas dou boleia a esta menina e ia ter e ver o que fazer se não houvesse aulas. E elas têm teste agora, a professora não vai faltar e ainda bem porque não podem ficar para trás na matéria", analisou.

Os professores realizam hoje uma greve nacional contra o Orçamento do Estado para 2023 e o que consideram ser a falta de investimento na Educação, no dia em que o ministro é ouvido no parlamento sobre a proposta.

A greve foi convocada por sete organizações sindicais, incluindo a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE), que exigem a valorização da carreira docente, o combate à precariedade e a necessidade de promover o rejuvenescimento do setor.

A greve coincide com a ida do ministro da Educação, João Costa, ao parlamento para ser ouvido no âmbito da discussão na especialidade do OE2023, que prevê 6,9 mil milhões de euros para o ensino básico e secundário e administração escolar.

Em declarações à agência Lusa, ainda no Porto, e a minutos de embarcar num dos autocarros que o levará com mais de 100 pessoas da Praça Cervantes a Lisboa, o secretário-geral da Fenprof, Francisco Gonçalves, garantiu ter "boas expectativas" quanto à adesão á greve, isto depois deter tomado o pulso aos professores em vários plenários e reuniões.

"Notámos existir bastante descontentamento e razoável mobilização para a greve. Teremos escolas encerradas no 1.º ciclo com certeza e muitos casos de turmas sem professores. Este é um processo longo e os problemas agravam-se. Mesmo os aumentos anunciados são insuficientes face à inflação", resumiu.

Além da greve, a Fenprof convocou para o mesmo dia uma concentração em frente à Assembleia da República a partir das 15:00, uma hora antes do início da audição de João Costa.

Há duas semanas, o ministro da Educação disse, a propósito da greve, que cabe aos sindicatos o papel de reivindicar e ao Governo compete "continuar o investimento na educação", assegurando que Portugal tem registado um crescimento continuado e consolidado nas despesas com o setor.

Leia Também: Várias escolas de Coimbra encerradas devido à greve dos professores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório