"Cão-polícia que mais sorrisos deixou" reformou-se após 8 anos de serviço

Donatello, "um cão de raça Rottweiler, que nasceu em 2014", é "especial e diferente de todos". A Polícia de Segurança Pública dedicou-lhe uma longa mensagem para o homenagear.

Notícia

© Polícia Segurança Pública

Notícias ao Minuto
28/10/2022 09:20 ‧ 28/10/2022 por Notícias ao Minuto

País

PSP

"Após oito anos de serviço em prol da causa pública, o cão-polícia que mais sorrisos deixou e depois no coração das crianças, fez hoje o seu último turno de serviço, no Centro Escolar da Nazaré".

Foi deste modo que a Polícia de Segurança Pública (PSP) começou uma nota de homenagem, publicada nas redes sociais, esta quinta-feira, a Donatello, um 'agente' que "termina como começou a sua atividade operacional: a fazer crianças felizes e a deixar os seus companheiros orgulhosos."

'Don', como é carinhosamente tratado, "é um cão de raça Rottweiler, que nasceu em 2014". A força de segurança fez ainda questão, na mesma nota, de sublinhar o amor que tem pelo animal, salientando o enorme serviço público que fez e a que se dedicou durante quase uma década: "Desde os primeiros passos que se percebeu que era um cão especial e diferente de todos. Divertido e calmo; brincalhão e carinhoso; e com uma aptidão única para interagir com as crianças. Foi ainda em 2014 que formou equipa, com o Agente Principal Paulo Quental".

"Nas incontáveis demonstrações em que participaram alegraram os corações não só a crianças em idade escolar, creches, alunos com necessidades especiais; mas também adultos, conseguindo, com as suas peripécias, originar fortes gargalhadas e lágrimas de alegria e muita euforia", adianta ainda a PSP; frisando que, nos últimos cinco anos, Donatello "tornou-se ainda mais valioso para a nossa sociedade". 

Isto porque foi "a cara e o herói do programa 'Eu Cuido - Mundo melhor para os animais', o qual tem levado à comunidade escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico importantes contributos para a formação de uma geração futura, sensibilizando para temas relacionados com os comportamentos, saúde e bem-estar, regras de interação e o papel dos animais de estimação na sociedade."

O Donatello, "apesar de terminar aqui uma importante etapa ativa da sua vida policial", vai continuar a estar ligado ao Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia | GOC-UEP. Agora, irá gozar, de uma "forma mais relaxada, a merecida reforma". Mas, agora, há uma árdua tarefa para o Agente-Principal Quental: "Terá de encontrar e treinar um cão para ocupar este lugar".

"Um MUITO OBRIGADO ao Donatello e ao seu tratador e companheiro de vida Agente Principal Paulo Quental, pela forma exemplar como cumpriram os seus deveres e como enalteceram o nome da polícia", termina a nota.

Leia Também: Dorme com cães na cama? O melhor é continuar a fazê-lo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas