Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Portugueses radicados na Venezuela detidos por especulação na venda de carne

Dois comerciantes portugueses radicados na Venezuela foram detidos, por alegada especulação de preços de carne de vaca e de frango, na cidade de Puerto La Cruz, 320 quilómetros a leste de Caracas.

Portugueses radicados na Venezuela detidos por especulação na venda de carne
Notícias ao Minuto

19:59 - 28/04/14 por Lusa

País Comerciantes

Num comunicado distribuído hoje em Caracas o Ministério Público (MP) venezuelano refere que António Rodríguez e José Freitas foram detidos na sexta-feira e são acusados de "especulação e condicionamento na venda de bens" cujo preço máximo de venda ao público, está regulado pelo executivo.

Fontes da comunidade portuguesa de Puerto La Cruz disseram à Agência Lusa que os detidos são naturais da Madeira.

"São proprietários de 'El Catalano', um talho muito conhecido em Puerto La Cruz e a detenção está a criar apreensão na comunidade (portuguesa) porque são pessoas muito ativas e com muitos méritos", explicou um comerciante.

As fiscalizações a estabelecimentos e as detenções ocorrem numa altura em que é generalizada na Venezuela a dificuldade de obtenção de produtos básicos.

Na sexta-feira o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, advertiu que "a lei é muito clara e vai atingir os especuladores", que acusou de estarem a "esconder" produtos para criar a sensação de escassez.

Segundo fontes oficiais desde sexta-feira já foram realizadas mais de 1.000 operações de fiscalização durante as quais foram detidas 18 pessoas, 16 por especulação e duas por burla.

Na Venezuela, as principais redes privadas de abastecimento de produtos alimentares são propriedade de portugueses radicados no país, que mantêm ainda uma importante presença em outras áreas comerciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório