Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Rússia arrisca-se "a perder [a guerra] de forma humilhante"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, afirmou hoje em Paris que as sanções à Rússia vão continuar até que acabe a invasão da Ucrânia, com Moscovo a arriscar perder a guerra "de forma humilhante".

Rússia arrisca-se "a perder [a guerra] de forma humilhante"
Notícias ao Minuto

12:59 - 06/10/22 por Lusa

País Ucrânia

O governante português considerou que o oitavo pacote de sanções da União Europeia aprovado hoje contra a Rússia é o tipo de punição que continuará enquanto a Rússia insistir na guerra.

"Enquanto a Rússia estiver em território ucraniano, haverá sanções à Rússia. Todo o Mundo já começou a perceber que a Rússia não só não vai ganhar esta guerra, como se arrisca a perder de forma humilhante. Portanto, seria muito oportuno, do lado russo, se começasse a pensar como sair da situação que a própria Rússia criou", disse João Gomes Cravinho questionado pelos jornalistas.

O ministro está em Paris para visitas à UNESCO, ao Museu do Louvre e para um encontro bilateral com a sua homóloga francesa, Catherine Colonna, na sexta-feira. 

Argumentou que Moscovo não tem capacidade militar para manter no terreno as anexações dos território de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson.

"Neste momento, creio que está demonstrado que a Rússia não tem capacidade militar para as anexações que diz ter feito recentemente e que não têm validade nenhuma e que ninguém reconhece", indicou o ministro.

Portugal vai continuar a apoiar a Ucrânia, garantiu João Gomes Cravinho.

"Não creio que nos possamos deixar intimidar por palavras soltas e irresponsáveis que ocasionalmente vamos ouvindo da parte de responsáveis russos. Nós apoiaremos as forças armadas ucranianas, apoiaremos politicamente e financeiramente, ate a Ucrânia conseguir obter os seus objetivos", declarou.

O apoio à Ucrânia foi tema na reunião com a diretora da UNESCO, Audrey Azoulay.

"Falámos das dificuldades que há a nível de património mundial, vivemos atualmente um momento trágico de guerra, em que há, furto da invasão da Ucrânia pela Rússia, destruição do património na Ucrânia e falámos da importância de salvaguardar essa património e o papel da UNESCO no quadro da guerra", indicou.

Leia Também: AO MINUTO: Reconquistadas localidades em Lugansk; Mais sanções aprovadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório