Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Costa formalizou entrada de 27 novos oficiais no quadro permanente da GNR

O primeiro-ministro, António Costa, participou hoje na cerimónia de entrega de espadas a 27 novos oficiais da Guarda Nacional Republicana (GNR), formalizando a entrada dos jovens alferes no quadro permanente desta força de segurança.

Costa formalizou entrada de 27 novos oficiais no quadro permanente da GNR
Notícias ao Minuto

00:01 - 04/10/22 por Lusa

País Primeiro-ministro

Numa cerimónia que decorreu nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, António Costa esteve acompanhado do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, do comandante-geral da GNR, o tenente-general Rui Manuel Carlos Clero, e de vários familiares dos novos oficiais.

Após ter ouvido o hino nacional e assistido a uma projeção multimédia nos muros das ruínas, Costa procedeu à entrega de espada ao oficial melhor classificado no curso da Academia Militar, o alferes Pedro Afonso Roque Martins.

Durante a cerimónia de entrega de espadas, que simboliza a entrada nos quadros permanentes dos jovens alferes que terminaram o curso na Academia Militar, José Luís Carneiro tomou a palavra para saudar o compromisso destes jovens militares, afirmando que o seu "papel, responsabilidade e contributo futuro para a ação da GNR será imenso".

"O facto desta cerimónia se realizar no quartel do Carmo, local onde estão inscritas tantas e das mais importantes marcas da história de Portugal (...) permite reforçar a mensagem de que, para as portuguesas e para os portugueses, a GNR foi no passado, é no presente e continuará a ser no futuro uma instituição exemplar", sublinhou.

Intervindo antes de José Luís Carneiro, o comandante-geral da GNR referiu que a entrada dos novos oficiais no quadro permanente "permite à Guarda Nacional Republicana assegurar a sua capacidade de se revigorar, renovar o saber, melhor se adaptar aos desafios do presente e de assumir com prontidão novas atribuições que lhe venham a ser conferidas".

"Estes jovens alferes, possuidores de conhecimento, competências técnicas e valores, com uma incondicional disponibilidade para servir o país a médio e a longo prazo, virão a ocupar os mais altos e relevantes cargos de comando e direção da estrutura da Guarda, alimentando o permanente processo de renovação e de rejuvenescimento", defendeu o tenente-general Rui Manuel Carlos Clero.

Dos 27 oficiais que passam agora a integrar o quadro permanente da GNR, 17 são mestres em Ciências Militares, cinco em Administração Militar, dois em Engenharia Militar, dois em Engenharia Militar e uma em Engenharia Farmacêutica.

No final da cerimónia, os 27 oficiais prestaram, pela primeira vez com as novas espadas, continência ao Estandarte Nacional da GNR, enquanto se ouvia o hino nacional.

Durante a cerimónia, António Costa não fez qualquer intervenção, não tendo também prestado declarações à comunicação social à saída do Convento do Carmo.

Leia Também: Cotrim de Figueiredo acusa António Costa de não ser estadista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório