Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Perigosa moda de inalar gás de isqueiros pode ter matado jovem em Espanha

Prática parece ter-se tornado popular entre os adolescentes.

Perigosa moda de inalar gás de isqueiros pode ter matado jovem em Espanha
Notícias ao Minuto

12:17 - 03/10/22 por Notícias ao Minuto

País Adolescentes

Na passada sexta-feira, uma jovem de 16 anos morreu em Toledo, Espanha, depois de inalar gás de um isqueiro, algo que parece ter virado moda entre os adolescentes.

Conta o La Vanguardia que o incidente deu-se no parque municipal da cidade de Corral de Almaguer, onde Sabina Natalia estava com um grupo de amigos a recarregar vários isqueiros com uma lata de gás. 

A menor terá inalado o gás de um dos isqueiros, com a boca, e levantando-se de repente. Aí, cambaleou, com a falta de ar, e caiu. Alguém chamou o 112. Os meios de emergência médica ainda a tentaram ajudar, mas a jovem acabou por morrer.

As autoridades investigam agora se Sabina morreu devido à inalação do gás butano, conhecido por gás azul, ou devido à queda.

De acordo com o jornal espanhol, esta prática tornou-se popular entre os jovens nos últimos meses. Os efeitos são semelhantes aos do álcool: desinibição, euforia, dores de cabeça, tontura e até alucinações. Isso acontece porque "danifica" a mielina, ou seja, o tecido adiposo que cobre os neurónios.

A inalação de gás butano tem ainda alguns efeitos irreversíveis. Pode causar perda auditiva, neuropatia e outros danos ao sistema nervoso central. A aspiração de doses muito concentradas pode ainda levar à morte, logo na primeira ingestão, por insuficiência cardíaca ou asfixia.

Leia Também: Nova Iorque. Milhares de pessoas gritam o nome de Masha Amini em protesto

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório