Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

ASAE apreende 500 kg de peixe e carne de "cor amarelada" ou fora de prazo

Autoridade instaurou processo-crime por comercialização de géneros alimentícios “anormais avariados”.

ASAE apreende 500 kg de peixe e carne de "cor amarelada" ou fora de prazo
Notícias ao Minuto

10:34 - 29/08/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Alimentação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 500 quilos de géneros alimentícios de origem animal "que não tinham qualquer rastreabilidade, sendo que alguns apresentavam violação das embalagens". 

De acordo com comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a apreensão foi realizada no âmbito de uma "operação de fiscalização direcionada a um entreposto frigorífico industrial para verificação do cumprimento das condições de armazenagem e manipulação de géneros alimentícios".

A ação, realizada através das Brigadas de Indústrias da Unidade Regional do Norte, levou à instauração de um processo-crime por "comercialização de géneros alimentícios anormais avariados" no valor total de 1.700 euros.  

"Após serem submetidos a perícia, os géneros alimentícios foram classificados de anormais avariados com falta de requisitos e encaminhados para destruição, como subprodutos para processamento em Unidade de Transformação de Subprodutos", aponta o comunicado acrescentando que a carne e peixe apreendidos tinham uma "notória formação de cristais, gelo na sua superfície, desidratação e descoloração, alguns com cor amarelada".

Notícias ao Minuto© ASAE

Alguns destes géneros alimentares tinham "ultrapassado a data de durabilidade mínima e a data de limite de consumo".  

Questionada pela agência Lusa, fonte oficial da ASAE informou que a operação "ocorreu nas últimas semanas em Ponte de Lima", no distrito de Viana do Castelo, tendo sido operacionalizada pelas Brigadas de Indústrias da Unidade Regional do Norte da autoridade.

A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.

Leia Também: ASAE apreende moluscos no valor de quase quatro mil euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório