De Faro a Portimão: Bebé nasce em ambulância na A22. "Momento especial"

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim contaram, nas suas redes sociais, que o bebé nasceu pelas 04h50 de sexta-feira, na A22, explicando que se dirigiam para o Hospital de Portimão, uma vez que o serviço de urgência de obstetrícia do Hospital de Faro estava encerrado.

Bebé

© Shutterstock

Maria Gouveia
04/08/2025 20:48 ‧ ontem por Maria Gouveia

País

Nascimento

Um bebé nasceu numa ambulância dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim, na madrugada de sexta-feira, na autoestrada 22 (A22). A ambulância dirigia-se para o Hospital de Portimão, uma vez que a urgência de obstetrícia do Hospital de Faro estava encerrada.

 

"Na madrugada de sexta-feira, uma equipa dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim foi protagonista de um momento muito especial: o nascimento de um bebé a bordo de uma das nossas ambulâncias, na A22, junto à saída de Faro", pode ler-se numa publicação partilhada na rede social Facebook.

Na nota, os bombeiros dão conta de que o parto "foi realizado com sucesso pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER)" pelas 04h50 e que contou com o apoio 

"Devido ao encerramento do serviço de urgência de obstetrícia do Hospital de Faro, foi necessário realizar um rendez-vous na própria A22, seguindo depois para o Hospital de Portimão, onde mãe e bebé deram entrada às 05h50", explicam.

Bombeiros estão com "gestão difícil" devido a urgências encerradas

As corporações de bombeiros estão neste momento com problemas de gestão devido aos constrangimentos nas urgências, avisou, no mês passado, a Liga dos Bombeiros Portugueses, estimando que este ano já tenham nascido em ambulâncias pelo menos 38 bebés.

Em declarações à Lusa, o presidente da Liga frisou que as corporações de bombeiros estão com "uma gestão difícil" devido a urgências encerradas, uma vez que os tempos de intervenção por cada emergência pré-hospitalar são maiores, o que "obriga a ter mais ambulâncias nos corpos de bombeiros para responder" a todas as solicitações.

Liga alerta para problemas de gestão nos bombeiros devido ao fecho de urgências

Liga alerta para problemas de gestão nos bombeiros devido ao fecho de urgências

As corporações de bombeiros estão neste momento com problemas de gestão devido aos constrangimentos nas urgências, alertou hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses, estimando que este ano já tenham nascido em ambulâncias pelo menos 38 bebés.

Lusa | 18:46 - 18/07/2025

Ministra da Saúde: "Objetivo é que nasçam cada vez menos bebés em ambulância"

De sublinhar ainda que, em abril, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, havia dito que "o objetivo é que nasçam cada vez menos bebés em ambulâncias, sobretudo através de gravidezes bem vigiadas".

"Se há uma área onde nos distinguimos nos últimos 45 anos é na área maternoinfantil e por isso o que temos é de conseguir garantir que esses indicadores se mantenham", referiu nessa altura. 

Ministra da Saúde admite que é preciso garantir menos partos em ambulâncias

Ministra da Saúde admite que é preciso garantir menos partos em ambulâncias

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou esta quarta-feira que é preciso garantir que nasçam menos bebés em ambulâncias, mas afirmou que sempre houve situações semelhantes.

Lusa | 18:25 - 23/04/2025

Leia Também: Bebé nasce à porta de hipermercado na Sertã. Mãe e criança estão bem

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas