Um bebé nasceu numa ambulância dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim, na madrugada de sexta-feira, na autoestrada 22 (A22). A ambulância dirigia-se para o Hospital de Portimão, uma vez que a urgência de obstetrícia do Hospital de Faro estava encerrada.
"Na madrugada de sexta-feira, uma equipa dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim foi protagonista de um momento muito especial: o nascimento de um bebé a bordo de uma das nossas ambulâncias, na A22, junto à saída de Faro", pode ler-se numa publicação partilhada na rede social Facebook.
Na nota, os bombeiros dão conta de que o parto "foi realizado com sucesso pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER)" pelas 04h50 e que contou com o apoio
"Devido ao encerramento do serviço de urgência de obstetrícia do Hospital de Faro, foi necessário realizar um rendez-vous na própria A22, seguindo depois para o Hospital de Portimão, onde mãe e bebé deram entrada às 05h50", explicam.
Bombeiros estão com "gestão difícil" devido a urgências encerradas
As corporações de bombeiros estão neste momento com problemas de gestão devido aos constrangimentos nas urgências, avisou, no mês passado, a Liga dos Bombeiros Portugueses, estimando que este ano já tenham nascido em ambulâncias pelo menos 38 bebés.
Em declarações à Lusa, o presidente da Liga frisou que as corporações de bombeiros estão com "uma gestão difícil" devido a urgências encerradas, uma vez que os tempos de intervenção por cada emergência pré-hospitalar são maiores, o que "obriga a ter mais ambulâncias nos corpos de bombeiros para responder" a todas as solicitações.
Ministra da Saúde: "Objetivo é que nasçam cada vez menos bebés em ambulância"
De sublinhar ainda que, em abril, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, havia dito que "o objetivo é que nasçam cada vez menos bebés em ambulâncias, sobretudo através de gravidezes bem vigiadas".
"Se há uma área onde nos distinguimos nos últimos 45 anos é na área maternoinfantil e por isso o que temos é de conseguir garantir que esses indicadores se mantenham", referiu nessa altura.
Leia Também: Bebé nasce à porta de hipermercado na Sertã. Mãe e criança estão bem