Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Guardas florestais da GNR em greve no domingo, dia de abertura da caça

Os guardas florestais da GNR vão fazer greve no próximo domingo, abertura oficial da caça a várias espécies, para exigir ao Ministério da Administração Interna negociações para a melhoria das condições de trabalho e dignificação da profissão.

Guardas florestais da GNR em greve no domingo, dia de abertura da caça
Notícias ao Minuto

14:22 - 19/08/22 por Lusa

País GNR

Em comunicado, no qual anunciam a greve, os guardas do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, da GNR (SEPNA/GNR) querem a "definição da tabela remuneratória específica para a carreira profissional de guarda-florestal", a "consagração dos suplementos remuneratórios, designadamente, por exercício de funções da carreira de guarda florestal e por trabalho em equipa de proteção florestal".

Reivindicam ainda a "criação do Corpo de Guardas Florestais, com a adequada autonomia hierárquica e funcional".

A greve dos guardas do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, da GNR, foi marcada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

A federação diz ter aguardado até 10 de agosto por uma resposta da secretária de Estado da Proteção Civil, a quem diz ter enviado propostas "para serem debatidas num calendário de reuniões entre 27 de agosto e 07 de outubro".

Como não recebeu resposta "decidiu avançar com uma paralisação de 24 horas" no domingo, dia da reabertura da caça a várias espécies cinegéticas.

Os guardas florestais já cumpriram um dia de greve e uma concentração junto ao ministério, no Terreiro do Paço, em Lisboa, a 15 de julho, também para exigir do Governo a abertura de um processo negocial para resolver as reivindicações apresentadas.

Leia Também: Concurso para novo Centro Formação da GNR em Portalegre está a avançar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório