Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Presidente da Liga lamenta morte de "herói" da corporação de Óbidos

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses lamentou hoje a morte de um elemento dos voluntários de Óbidos, por doença súbita, no âmbito do combate ao incêndio nas Caldas da Rainha, considerando-o um "herói".

Presidente da Liga lamenta morte de "herói" da corporação de Óbidos
Notícias ao Minuto

20:05 - 17/08/22 por Lusa

País António Nunes

"Deixo uma mensagem de tristeza que esta morte é para todos nós, mas, acima de tudo, é preciso dizer o exemplo que são os bombeiros, da vida pela vida. Há uma tristeza que está em todos os bombeiros e em particular no corpo de bombeiros de Óbidos", adiantou António Nunes, à margem de uma reunião com a Associação dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, no distrito de Leiria.

Dirigindo-se à família do bombeiro, de 52 anos, o dirigente disse que esta deve "vê-lo como um herói", já que morreu "onde gostava de estar: a lutar para que outros se salvassem".

"Essa é uma mensagem muito importante. Espero que isto sirva de sensibilização ainda mais, não só para os cidadãos, mas para a sociedade em geral, de que os bombeiros estão aqui para dar a vida quando é necessário", sublinhou.

No entanto, António Nunes disse que seria "muito bom" que "se lembrassem dos bombeiros, não nestes momentos de tristeza, mas nos momentos de alegria", ou seja, "quando há capacidade para poder salvar vidas".

Na sua página na internet, o Corpo de Bombeiros de Óbidos expressou também "muita dor e consternação" pela morte de Carlos Antunes, de 52 anos, "na sequência de um enfarte agudo de miocárdio" durante o "exercício das suas funções, integrado no combate a um incêndio florestal", no Landal, no concelho das Caldas da Rainha.

"Partiu um dos nossos, um dos melhores operacionais, um dos que mais disponibilidade dava ao corpo de bombeiros, um dos que estava sempre presente para ajudar e tantos, mas tantos incêndios ajudou a extinguir", pode ler-se na página da corporação a que Carlos Antunes esteve ligado nos "35 anos que dedicou à causa dos bombeiros".

O incêndio deflagrou hoje à tarde às 13:45 na localidade de Rostos, freguesia do Landal, nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, tendo alastrado ao concelho de Rio Maior, no distrito de Santarém.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultada pela Lusa às 20:00, este fogo mobiliza 405 operacionais, apoiados por 123 veículos e oito meios aéreos.

Leia Também: Liga dos Bombeiros pede relatório a fogo da Serra da Estrela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório