Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Bispo diz que a JMJ2023 em Lisboa deverá ser um "levantar de âncora"

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realiza em 2023, em Lisboa, deverá ser um "levantar de âncora" de Portugal para o mundo inteiro, afirmou hoje à Lusa o bispo responsável pela organização do evento.

Bispo diz que a JMJ2023 em Lisboa deverá ser um "levantar de âncora"
Notícias ao Minuto

10:39 - 07/08/22 por Lusa

País JMJLisboa2023

Em Santiago de Compostela, na vizinha Espanha, onde marcou presença na Peregrinação Europeia da Juventude (PEJ2022), que termina hoje depois de ter arrancado na quarta-feira, Américo Aguiar disse que, tal como Portugal deu novos mundos ao mundo há 500 anos e evangelizou o mundo, também a JMJ2023 poderá e deverá ser um "levantar de âncora".

"Será um acontecimento único e muito especial e urgente para um levantar de novo dos sonhos, projetos e vida da juventude do mundo inteiro que, nos últimos dois anos, se viu confinada em tantas geografias e realidades existenciais", referiu o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

Quando falta um ano para a realização da jornada, Américo Aguiar não tem dúvidas de que esta será uma "mais-valia" para a igreja, o país e o mundo.

A Fundação JMJ Lisboa 2023 tem feito um esforço suplementar para "absorver e aprender o que é importante" para que o evento seja "totalmente positivo".

Motivo pelo qual, esta semana, uma equipa da Fundação JMJ Lisboa 2023 esteve na PEJ2022 que funcionou, considerou, como uma espécie de "rampa de lançamento" para a jornada, dado ter sido o primeiro "grande encontro" europeu sem as limitações dos últimos dois anos devido à pandemia de covid-19.

No seu entender, a PEJ2022 foi uma "mini JMJ2023" e um "laboratório" para preparar Lisboa.

Além disso, Américo Aguiar agradece "todas as chamadas de atenção" para as fragilidades e problemas que vão surgindo.

"Tudo o que é dito e chamado à atenção tem sido escrutinado e levado a sério pela organização, pelas câmaras de Lisboa e Loures, pelo Governo e pela Presidência da República", disse.

E já sobre como chamar os jovens para a igreja, o bispo auxiliar de Lisboa foi perentório em dizer que, tal, se consegue com testemunho, realçando a mobilização da juventude portuguesa em torno da peregrinação pelas dioceses dos símbolos da JMJ - a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Os jovens estão disponíveis, defendeu, acrescentando que a igreja tem é de "descobrir a `password´ [palavra-passe] do `wifi´ dos jovens para estar conectados com eles".

"Temos de acordar para a urgência de saber comunicar com os nativos digitais", alertou o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

A JMJLisboa2023 vai decorrer de 01 a 06 de agosto do próximo ano na zona do Parque das Nações, em Lisboa, abrangendo também parte de território do concelho de Loures, num evento que conta com a presença do Papa Francisco e no qual são esperados mais de um milhão de jovens de todo o mundo.

Leia Também: Santiago de Compostela enche-se de jovens em peregrinação de "ensaio"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório