Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

'Gostos e Sabores da Montanha'. ASAE faz ação em estabelecimentos de Seia

Foram fiscalizados um total de 119 operadores económicos.

'Gostos e Sabores da Montanha'. ASAE faz ação em estabelecimentos de Seia
Notícias ao Minuto

15:18 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional de Coimbra, realizou uma ação de fiscalização, denominada Operação 'Gostos e Sabores da Montanha', onde atuou em diversos estabelecimentos da cidade de Seia, no distrito da Guarda.

Esta, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, foi "dirigida a estabelecimentos de restauração e bebidas, talhos, peixarias, supermercados, queijarias, padarias, pastelarias, bem como, a alojamentos locais, empreendimentos turísticos, ourivesarias, perfumarias, cabeleireiros, papelarias, oficinas, centros de óticas, retalhistas de artigos de vestuário e de decoração, floristas e agências de viagens", no concelho de Seia.

Na Operação 'Gostos e Sabores da Montanha' foram fiscalizados um total de 119 operadores económicos, tendo sido instaurado "um processo-crime, por violação dos direitos exclusivos relativos a desenhos e modelo" e "vinte e seis processos de contraordenação". 

As principais infrações prenderam-se com "a falta de requisitos de higiene, o não cumprimento dos procedimentos previstos na Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) e a falta de preços em montras e vitrines", bem como "a falta de comunicação na realização de saldos, a falta de comunicação prévia para o exercício da atividade e a falta de rotulagem e de rastreabilidade em géneros de alimentícios".

Na mesma ação, adianta ainda a Autoridade na mesma nota, foram apreendidos vários artigos de calçado desportivo contrafeitos, uma máquina dispensadora de brindes, bem como "74,9 quilos de produtos cárneos (chouriços, morcelas e alheiras)", tudo "com um valor estimado de 1.580,00 euros".

A ASAE determinou também "a suspensão de atividade de dois estabelecimentos de restauração e bebidas, por falta de requisitos de higiene."

Leia Também: Hortícolas. ASAE fiscaliza mercados abastecedores e instaura 23 processos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório