Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Hortícolas. ASAE fiscaliza mercados abastecedores e instaura 23 processos

As principais infrações foram "a falta de preços em bens, a falta de indicações (variedade, origem e categoria), a falta de controlo metrológico de pesos, entre outras."

Hortícolas. ASAE fiscaliza mercados abastecedores e instaura 23 processos
Notícias ao Minuto

11:35 - 01/08/22 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização "direcionada aos mercados abastecedores, de norte a sul do país", com o objetivo de "verificar o cumprimento das regras estabelecidas para a comercialização de hortofrutícolas frescos".

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a ASAE indicou que a ação teve "especial destaque para os requisitos de segurança alimentar, práticas leais de comércio e informação aos consumidores".

A Autoridade, esta operação, fiscalizou "262 operadores económicos", tendo sido "instaurados 23 processos contraordenacionais". As principais infrações foram "a falta de preços em bens, a falta de indicações (variedade, origem e categoria), a falta de controlo metrológico de pesos, entre outras."

"Foram ainda apreendidos cinco instrumentos de pesagem, e aproximadamente 1.100kg de frutos e produtos hortícolas frescos, no valor global de 2.200,00 euros", sublinhou a ASAE.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica ressalvou ainda que "continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores."

Leia Também: ASAE suspende sete operadores económicos de campos de férias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório