Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Salgado e Morais Pires acusados por fraude milionária ao BES Angola

A acusação foi proferida no final da semana passada, tendo os arguidos sido notificados da mesma esta quinta-feira.

Salgado e Morais Pires acusados por fraude milionária ao BES Angola
Notícias ao Minuto

22:35 - 21/07/22 por Notícias ao Minuto

País Justiça

Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, mas não só, estão na lista de acusados apresentada pelo Ministério Público num despacho em que os procuradores do DCIAP acusam ao antigo presidente do BES Angola, Álvaro Sobrinho, o desvio de centenas de milhões de euros do banco para contas bancárias que estavam sob o seu controlo, noticiou a TVI.

A informação surge depois de se ter ficado a saber que o próprio Álvaro Sobrinho estava acusado de tais crimes.

Segundo a TVI, Ricardo Salgado e Morais Pires, seu 'braço direito', são tidos como coautores deste crime por terem tido conhecimento da forma como Álvaro Sobrinho geria o BESA e por uma parte do desfalque de mais de quatro mil milhões de euros do BES em Angola ter sido usado na compra de dívida das entidades não financeiras do GES, como é o caso da Espírito Santo Enterprise e da Rio Forte. Em causa estão empresas que, recorde-se, viriam a ser dadas como falidas em 2014.

Burla agravada, abuso de confiança ou branqueamento de capitais são alguns dos crimes de que estes indivíduos são acusados, devido ao seu envolvimento num esquema que recorreu a testas de ferro através da concessão irregular de empréstimos que ascenderam a um total de 6,8 mil milhões de dólares (cerca de 6 mil milhões de euros), realizados entre 2009 e 2013.

A acusação foi proferida no final da semana passada, tendo os arguidos sido notificados da mesma esta quinta-feira.

Leia Também: Confirmadas coimas ao Haitong e a Ricardo Salgado por práticas lesivas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório