No dia em que foram divulgados os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário, o Júri Nacional de Exames deu conta, através de um comunicado enviado às redações, que apenas na prova de Matemática B a média nacional foi negativa (89 pontos em 200). Porém, as classificações médias desceram em 17 das 24 disciplinas avaliadas.
Segundo informa a nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso, em todas as restantes disciplinas do ensino secundário - que não Matemática B - a média nacional foi superior a 10 valores (100 pontos).
Considerando os exames que, este ano, foram realizados por, pelo menos, 2500 estudantes, os de Inglês (148 pontos), de Desenho A (141 pontos), e de História A e de História e Cultura das Artes (ambos com média de 123 pontos) foram aqueles que apresentaram classificações médias mais elevadas.
Numa perspetiva comparativa face ao ano anterior, o Júri Nacional de Exames informou que, nesta 1.ª fase, registou-se uma "subida da classificação média, em 19 pontos, no exame final nacional de Física e Química A, em 13 pontos no exame de Matemática A, e em 9 pontos no exame de Geografia A".
Contas feitas, das 24 disciplinas sujeitas a exame final nacional, em sete delas houve uma subida das classificações médias obtidas pelos alunos. Isto porque também nas provas de Desenho A, História B, Literatura Portuguesa e Espanhol a média foi, este ano, mais elevada face a 2021. "Nas restantes disciplinas a média de classificação desceu", destacou o Júri Nacional de Exames.
De referir aqui que houve ainda uma "diminuição da classificação média, em 20 pontos, no exame de Geometria Descritiva A, e em 12 pontos nos exames de Matemática B e de Biologia e Geologia", pode ler-se na mesma nota.
Este ano, foram realizadas 207.057 provas no âmbito da 1.ª fase da avaliação final do ensino secundário, o que corresponde a cerca de 77,5% das inscrições (267.108 inscrições).
Leia Também: Ministro da Educação critica 'rankings' que ordenam escolas por notas