Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Há "cinco incêndios ativos". Bombeiro ferido com gravidade em Ansião

Relativamente aos fogos, até às 18h30 de hoje, havia registo de "107 incêndios", sendo que, "no dia 8, tínhamos 92 à mesma hora e, no dia 9, 124".

Há "cinco incêndios ativos". Bombeiro ferido com gravidade em Ansião
Notícias ao Minuto

19:21 - 10/07/22 por Notícias ao Minuto

País Balanço

No briefing diário sobre os fogos ativos em Portugal este domingo, André Fernandes, Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, começou por recordar que "a melhor forma de evitar os incêndios é preveni-los", reiterando que "todos os cuidados devem ser reforçados". 

Relativamente aos fogos até às 18h30 de hoje, o responsável apontou que houve "107 incêndios registados", sendo que, "no dia 8, tínhamos 92 à mesma hora e, no dia 9, 124". "Vamos aqui com algum decréscimo e é expectável que hoje consigamos ter um menor número de ignições comparativamente com o dia de ontem", frisou ainda. 

No nosso país mantêm-se "cinco incêndios ativos", com o "maior número" de ocorrências "concentrado no distrito do Porto, com 34". Há outras 13 em Lisboa e oito em Braga. 

Do dia 7 de julho estão ainda ativas as ocorrências de Carrazeda de Ansiães - que foi dado como dominado - e de Ourém. Já do dia 8, mantém-se o fogo de Ansião.

Há ainda um incêndio em Ribeira de Pena, que lavra desde as 15h15 de hoje. Mobilizando 166 bombeiros e 43 viaturas, cerca das 20h50, este incêndio não ameaça, por enquanto, "pontos sensíveis que possam criar preocupação", mas o Comando Nacional mantém-se atento.

Bombeiro ferido com gravidade em Ansião

Um bombeiro ficou hoje ferido com gravidade durante o combate em Ansião. "Sofreu uma queda. Partiu o pulso e fez uma fratura exposta", explicou André Fernandes. No total, no domingo, registou-se este ferido grave e 15 feridos ligeiros. Outros 35 operacionais e 17 civis foram assistidos.

Em Ourém, "cinco habitações e dois anexos" foram "registados como danificados pela ação direta do fogo". André Fernandes revelou ainda que foram "evacuadas as aldeias da Charneca, Abades, Casal do Rei, Lumiar e Ameixieira". Já em Leiria, houve "duas habitações com danos" e evacuadas as zonas de Martim Vaqueiro, Ramalheira, Gramatinha e Matos. 

No sábado, recorde-se, o ministro da Administração Interna anunciou que o Governo decidiu declarar a situação de contingência entre segunda e sexta-feira, permitindo que a Proteção Civil mobilize "todos os meios de que o país dispõe" para combater os incêndios num período em que se preveem temperaturas superiores a 45° em alguns pontos do país.

[Última atualização às 21h29]

Leia Também: Portugal em Contingência. O que significa? O que pode (ou não) fazer?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório