Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Marcelo viaja hoje para o Brasil para visita ao Rio, São Paulo e Brasília

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai viajar hoje para o Brasil, para uma visita com passagens pelo Rio de Janeiro, por São Paulo e Brasília, em que terá encontros com Lula, Temer e Bolsonaro.

Marcelo viaja hoje para o Brasil para visita ao Rio, São Paulo e Brasília
Notícias ao Minuto

06:52 - 01/07/22 por Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

O chefe de Estado partirá hoje à noite de Lisboa para o Rio de Janeiro num voo especial da TAP para assinalar o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

No Rio de Janeiro, onde chegará no sábado, o programa de Marcelo Rebelo de Sousa inclui uma sessão comemorativa dos cem anos desta travessia aérea, na zona portuária no centro da cidade, e uma receção à comunidade portuguesa, no consulado geral português, em Botafogo.

Ainda no sábado, o Presidente da República seguirá do Rio para São Paulo, onde estará na abertura oficial da 26.ª Bienal Internacional do Livro, que nesta edição tem Portugal como país homenageado.

Em São Paulo, Marcelo Rebelo de Sousa terá uma agenda intensa no domingo, que começa logo de manhã com um encontro com o antigo Presidente do Brasil e candidato às presidenciais brasileiras Lula da Silva.

Depois de visitar a Bienal do Livro de São Paulo, estará com o anterior Presidente do Brasil, Michel Temer. Do programa consta também uma receção à comunidade portuguesa, no consulado geral de Portugal em São Paulo.

Na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa será recebido pela terceira vez em Brasília pelo atual Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, que se irá recandidatar ao cargo nas presidenciais marcadas para 02 de outubro.

Após a reunião, está previsto um almoço dos dois chefes de Estado, no Palácio Itamaraty.

Ainda na capital brasileira, antes de viajar de regresso a Lisboa, o Presidente português visitará uma exposição sobre o escritor José Saramago, na embaixada de Portugal.

Esta será a sexta deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República ao Brasil, onde esteve no início de agosto de 2016, seu primeiro ano de mandato, para a abertura dos Jogos Olímpicos, deslocando-se também a São Paulo e Recife nessa ocasião.

Passados cerca de três meses, regressou ao Brasil para a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Brasília, entre 31 de outubro e 01 de novembro de 2016.

Em 2017, o Presidente da República esteve novamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, entre 10 e 12 de junho.

No dia 01 de janeiro de 2018, Marcelo Rebelo de Sousa representou Portugal na posse de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil, que o recebeu no dia seguinte no Palácio do Planalto, em Brasília.

No ano passado, entre fim de julho e início de agosto, voltou ao Brasil para a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, onde esteve com os antigos presidentes brasileiros Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, antes de ser recebido por Jair Bolsonaro em Brasília.

Leia Também: Primeiro-ministro é "responsável" por quem mantém no Governo, diz Marcelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório