Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Rusgas de São João geram condicionamentos de trânsito na baixa do Porto

As tradicionais rusgas de São João, que se realizam no sábado depois de dois anos de interregno, vão obrigar, a partir das 15:00, a condicionamentos de trânsito e estacionamento na baixa do Porto, revelou hoje a autarquia.

Rusgas de São João geram condicionamentos de trânsito na baixa do Porto
Notícias ao Minuto

20:25 - 30/06/22 por Lusa

País São João

Em comunicado, a Câmara do Porto revela hoje que as tradicionais rusgas de São João, uma espécie de marchas populares, vão obrigar a condicionamentos de trânsito e estacionamento em algumas artérias da cidade. 

Entre as 15:30 e as 19:00, a rua de Santa Catarina (no troço compreendido entre a praça da Batalha e a rua de Fernandes Tomás) vai estar cortada ao trânsito. 

Já entre as 17:00 e as 20:00, o trânsito estará cortado na rua Fernandes Tomás (no troço entre a rua de Santa Catarina e praça da Trindade), na praça da Trindade, rua Dr. António Luis Gomes e rua Clube dos Fenianos. 

Na praça General Humberto Delgado, Avenida dos Aliados, rua Alferes Malheiro, rua de Camões, rua Dr. Ricardo Jorge, rua Ramalho Ortigão e na rua do Estevão o trânsito vai estar cortado entre as 15:00 e as 21:00. 

Já na rua Heróis e Mártires de Angola a circulação automóvel estará cortada entre as 15:00 e 21:00.??

À semelhança do trânsito, também o estacionamento estará condicionado entre as 15:00 e 21:00 na praça General Humberto Delgado, rua Dr. António Luís Gomes e rua Heróis e Mártires de Angola.

O troço compreendido entre o Coliseu do Porto a rua de Santa Catarina será alvo de um estreitamento de via entre as 15:30 e as 18:00, e na rua Elísio de Melo serão estabelecidos dois sentidos de via entre as 15:00 e 21:00.

Ao mesmo tempo, o transito na rua do Almada ficará "temporariamente invertido", nomeadamente, no troço entre a rua Ramalho Ortigão e a praça Filipa de Lencastre entre as 15:00 e as 21:00.

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia da covid-19, as rusgas de São João, nas quais estão representadas as sete uniões e freguesias, voltam às ruas da cidade.

A União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória será a primeira a exibir-se no cortejo são-joanino, seguindo-se a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, Junta de Freguesia de Campanhã, União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Junta de Freguesia de Ramalde, Junta de Freguesia de Paranhos e a Junta de Freguesia do Bonfim. 

Em 2019, mais de 1.200 participantes desfilaram no tradicional cortejo, que, pelo quarto ano consecutivo, deu a vitória a Campanhã. 

Leia Também: São João. As imagens da 'noite mais longa do ano' no Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório