Fonte da AR - Águas do Ribatejo disse à Lusa que o acidente ocorreu cerca das 09:50, no âmbito de trabalhos de requalificação do Reservatório Apoiado na Glória do Ribatejo.
Segundo o gabinete de comunicação da AR, os dois trabalhadores da empresa que está a executar a empreitada caíram de uma altura de cerca de três metros, "na sequência de deslize de um andaime", tendo a ocorrência sido registada pela GNR e comunicada à Autoridade para as Condições do Trabalho.
A AR acrescentou ainda que "a fiscalização e coordenação de segurança em obra está a cargo de empresa especializada contratada para o efeito".
Lamentando o sucedido, a empresa intermunicipal acrescentou que os dois homens "foram socorridos no local e estabilizados antes de serem transportados aos hospitais de Abrantes e de Vila Franca de Xira", estando ambos livres de perigo, com um deles a poder ter alta "nas próximas horas".
A Águas do Ribatejo sublinhou também que "cumpre com rigor todas as medidas de segurança e proteção individual, apresentando um índice de acidentes de trabalho residual considerando a dimensão e o volume de obras realizadas e em curso".
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), a retirada dos feridos e a prestação do socorro foram asseguradas pelos bombeiros de Salvaterra de Magos, apoiados por elementos da corporação de Almeirim, tendo estado no local 17 operacionais e seis viaturas.
Questionado pela Lusa sobre a razão da transferência dos feridos para a unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo e para o Hospital de Vila Franca de Xira, sendo Santarém o hospital de referência, a fonte afirmou que a informação foi a de que a Urgência do Hospital Distrital de Santarém (HDS) não está a receber doentes politraumatizados urgentes.
A fonte confirmou, ainda, que, apesar de feito o pedido para o envio de Viatura Médica de Emergência e Reanimação, as dos hospitais de Santarém e de Vila Franca de Xira não estavam disponíveis.
A Lusa questionou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que remeteu para o HDS, e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), entidade responsável pela orientação dos doentes urgentes, não tendo obtido resposta até ao momento.
Leia Também: Valença. Camião do lixo despista-se e destrói muro de habitação