Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Roche faz "recolha voluntária" de adaptador e tubo de bomba de insulina

O Infarmed aconselha a "interrupção da utilização dos dispositivos Accu-Chek Insight Adapter & Tube" pertencentes aos lotes onde foram identificadas falhas.

Roche faz "recolha voluntária" de adaptador e tubo de bomba de insulina
Notícias ao Minuto

22:35 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

País Roche

O fabricante Roche Diabetes Care (RDC) está a levar a cabo a "recolha voluntária" dos modelos mais antigos do adaptador e do tubo Accu-Chek Insight, que conectam o cartucho de vidro pré-cheio de insulina à respetiva bomba. A informação foi avançada pelo Infarmed, através de uma nota publicada no seu site oficial.

Em causa está uma recolha que surge "no âmbito da atividade de monitorização do mercado efetuada pelo fabricante", que "identificou a possibilidade de ocorrência, num número reduzido de casos, de perdas de insulina", pode ler-se na mesma nota.

Isto porque, uma vez que tais "perdas podem não ser imediatamente detetadas durante a utilização, poderão levar à administração de uma dose de insulina inferior à desejada". Uma situação que, segundo o Infarmed, "pode não ter impacto clínico ou pode conduzir a consequências adversas para a saúde".

A Roche Diabetes Care garante ter já, entretanto, implementado "medidas corretivas a nível do fabrico do adaptador e do tubo Accu-Chek Insight", de forma a "reduzir a incidência de perdas de insulina". Neste momento, os lotes afetados por tais falhas estão a ser substituídos por lotes dos novos modelos, informa o Infarmed.

"O fornecimento começará por ser de uma embalagem por mês por doente", pode ler-se no mesmo comunicado.

Perante este facto, a Roche Diabetes Care destes produtos recomenda a "verificação da existência de fissuras caso os dispositivos tenham caído ou sofrido algum impacto mecânico". O fabricante esclarece ainda que os "cartuchos que tenham caído não deverão ser utilizados, uma vez que poderão apresentar microfissuras não visíveis, mas que podem causar perdas de insulina ao longo do tempo".

Já o Infarmed aconselha, perante este cenário, a "interrupção da utilização dos dispositivos Accu-Chek Insight Adapter & Tube afetados". Pode consultar no documento abaixo quais os lotes em causa:

Accu-Chek Insight Adapter & Tube - Circular Informativa - Infarmed

Leia Também: Insulina. Medtronic faz ação corretiva por eventual problema com tampa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório