Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2022
Tempo
35º
MIN 22º MÁX 37º

Oceanos? "Cabe a vocês, como media, chamar a atenção do mundo"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje à comunicação social para que chame a atenção do mundo para a preservação dos oceanos, destacando a importância deste tema a longo prazo.

Oceanos? "Cabe a vocês, como media, chamar a atenção do mundo"
Notícias ao Minuto

14:45 - 27/06/22 por Lusa

País Oceanos

"Cabe a vocês, como media, chamar a atenção do mundo que é muito importante debater a guerra, encontrar um caminho para a paz, mas também é muito importante, se não, a longo prazo, mais importante, o que estamos a discutir aqui nesta conferência", afirmou o chefe de Estado português.

Marcelo Rebelo de Sousa falava numa conferência de imprensa conjunta com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o chefe de Estado do Quénia, Uhuru Kenyatta, na Altice Arena, em Lisboa, onde decorre a Conferência dos Oceanos da ONU até sexta-feira.

O chefe de estado português dirigiu este apelo à comunicação social depois de um jornalista se ter queixado das condições de trabalho da imprensa nesta conferência, sobretudo das limitações à circulação entre espaços.

"Sobre a liberdade de expressão em Portugal, eu sempre pertenci ao setor mediático, eu sei de coração que Portugal é um país muito livre. Não sabia de quaisquer obstáculos sobre movimentos na conferência, seria uma surpresa para mim, mas vou verificar", respondeu.

O Presidente da República português salientou ainda a proximidade temporal de três reuniões diferentes "no mundo": o G7, a Cimeira NATO - que decorre esta quarta e quinta-feira, em Madrid - e a Conferência dos Oceanos da ONU.

"É curioso que em duas delas, o debate é sobre a guerra, aqui é sobre a paz. Porque sentimos que estamos a fazer paz com a natureza e, ao mesmo tempo, a fazer a paz entre as pessoas", disse.

Leia Também: Marcelo terá encontros com Lula e Temer antes de se reunir com Bolsonaro

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório