Número dois da GNR sai e 'troca as voltas' a Macedo

José Caldeira, o número dois da GNR, pediu ontem a demissão do seu cargo na sequência de uma decisão tomada pelo Governo, avança o Diário de Notícias. A decisão está a causar algum desagrado entre os militares, pondo Miguel Macedo sob escrutínio.

--

©

Notícias Ao Minuto
11/04/2014 08:53 ‧ 11/04/2014 por Notícias Ao Minuto

País

José Caldeira

O pedido de demissão do segundo comandante da GNR, tenente-general José Caldeira, que foi ontem aceite, pôs na berlinda a decisão tomada pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, com a qual o oficial discordou, avança o Diário de Notícias.

Newton Parreira, o comandante geral das forças militares, vai deixar o cargo na próxima semana e a escolha mais lógica para a sucessão do responsável seria o seu segundo comandante mas Miguel Macedo optou por escolher outro oficial, Manuel Couto, atualmente à frente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), onde está há pouco mais de ano e meio.

As críticas à decisão do Governo não se fizeram esperar pois, se bem que os dois oficiais têm qualificações para o cargo, o segundo comandante José Caldeira tinha mais antiguidade na carreira militar e mais experiência no comando da GNR.

A Associação de Oficiais da GNR já manifestou o seu desagrado para com a decisão afirmando que “as hierarquias militares são sagradas e devem ser respeitadas pelo poder político”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas