Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Macron visita Portugal para participar na Conferência dos Oceanos

O Presidente francês, Emmanuel Macron, estará em Lisboa no dia 30 de junho para participar na Conferência dos Oceanos, retribuindo assim a visita de Marcelo Rebelo de Sousa que em fevereiro esteve em Brest, na One Ocean Summit.

Macron visita Portugal para participar na Conferência dos Oceanos
Notícias ao Minuto

18:38 - 10/06/22 por Lusa

País Emmanuel Macron

Para já, ainda não são conhecidos mais pontos na agenda do Presidente francês em Portugal, estando apenas confirmada a participação do chefe de Estado na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC), segundo fonte oficial do Palácio do Eliseu.

A Conferência dos Oceanos realiza-se em Lisboa entre 27 de junho e 01 de julho. Este encontro de alto nível sobre o futuro do mar e dos oceanos deveria ter decorrido em 2020, mas devido à pandemia foi adiado, decorrendo este ano.

O evento é co-organizado com o Quénia e vai trazer a Portugal cerca de duas dezenas de chefes de Estado e Governo.

Delegações de 193 países participarão neste encontro, que irá abordar ameaças aos oceanos, como a perda de oxigenação e consequente acidificação, que destrói a biodiversidade, poluição marinha e formas de "economia azul" que permitam explorar recursos sem os esgotar.

A conferência estará centrada na Altice Arena, ao Parque das Nações, mas outros espaços, como a marina e o Pavilhão de Portugal, acolherão iniciativas laterais e organizações não-governamentais que pediram para estar na conferência, com mais de 500 pedidos registados.

Além das sessões plenárias no auditório da arena, decorrerão "diálogos interativos" e outras sessões na adjacente Sala Tejo, com temas como a poluição marinha, redução da acidificação, pesca sustentável e outras metas que fazem parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas para os oceanos.

Leia Também: Duelos entre partido de Macron e Mélenchon podem passar para 2.ª volta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório