Meteorologia

  • 25 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Peregrinos cumprem em Fátima promessas "em atraso" por causa da pandemia

A pé, de bicicleta ou de autocarro, muitos foram os peregrinos que chegaram à Cova Da Iria para finalmente cumprirem as promessas feitas a Nossa Senhora de Fátima e que estavam "em atraso" por causa da pandemia.

Peregrinos cumprem em Fátima promessas "em atraso" por causa da pandemia

"Éramos para ter vindo no ano passado, mas não conseguimos, porque as restrições ainda eram muitas", contou à agência Lusa Maria das Dores Oliveira, de Viana do Castelo, que hoje chegou a Fátima de autocarro.

A promessa, feita por motivos de saúde, ainda antes da pandemia de covid-19, tinha de ser cumprida a 13 de maio.

"Comecei há pouco tempo a trabalhar, mas consegui tirar este dia para vir. Tinha de ser hoje. Tinha de vir agradecer a Nossa Senhora, que me deu força", disse, emocionada.

Vestidos com t-shirts com a inscrição "Unidos pela fé", António Pereira e mais cinco amigos do Porto retomaram este ano uma "tradição" já com 22 anos.

"Há muitos anos prometi a Nossa Senhora que, enquanto pudesse vir a Fátima a pé, vinha. Desde há 22 anos que venho com estes meus amigos, só homens", contou António Pereira à Lusa, admitindo que a amizade e o companheirismo dão uma força adicional para enfrentar o caminho.

Passados dois anos, o sentimento na chegada a Fátima foi ainda mais forte: "É uma alegria muito grande estar aqui. Grande não, enorme! É emocionante podermos agradecer a fé que nos une!"

Em frente à capelinha das aparições, mais três amigos também rezavam, com as velas acesas nas mãos, encostados às suas bicicletas.

"Durante a pandemia, só cá viemos uma vez. Hoje é um dia diferente. Sinto uma grande liberdade", admitiu Pedro Mendes, de Leiria.

Pedro Mendes deslocou-se a Fátima para "agradecer por tudo", até porque "este tempo de pandemia não foi nada fácil".

"Tenho uma empresa de 500 funcionários do ramo alimentar. As coisas agora estão a normalizar, mas não foi fácil", sublinhou.

O Santuário de Fátima recebeu na quinta-feira e hoje milhares de pessoas, na primeira grande peregrinação aniversária sem os constrangimentos provocados por dois anos de pandemia de covid-19.

Leia Também: Milhares de velas voltaram a iluminar o Santuário de Fátima no 12 de maio

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório