Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Paróquia de Ovar quer recuperar imagem de arte sacra do século XV

A Paróquia de São Cristóvão de Ovar está a promover uma campanha de recolha de fundos para recuperar uma imagem de arte sacra que é original do século XV e está danificada há 51 anos, revelou hoje a instituição.

Paróquia de Ovar quer recuperar imagem de arte sacra do século XV
Notícias ao Minuto

11:11 - 12/05/22 por Lusa

País Ovar

Em causa está uma escultura de Nossa Senhora da Graça, figura cristã a que é dedicada uma capela no centro de Ovar e que o pároco Víctor Pacheco classifica como "um dos mais importantes símbolos do património religioso" desse município do distrito de Aveiro.

Esculpida em pedra de ançã policromada, a imagem com cerca de 60 centímetros de altura encontra-se "num estado de degradação profundo e requere uma intervenção urgente de restauro e conservação", mas o custo desse procedimento é "demasiado elevado para a autarquia o poder suportar sozinho".

O padre lançou, por isso, um apelo à comunidade local e aos seguidores da paróquia na rede social Facebook, no sentido de "reunir donativos que permitam financiar a recuperação da peça" e assim custear uma despesa que, nas empresas da especialidade, rondará os 1.000 euros.

"Para certas empresas de Ovar isto seria um valor quase irrisório, mas o tecido empresarial local não tem demonstrado grande sensibilidade para o mecenato e daí estarmos a recorrer ao público em geral, não só do concelho, mas de outras zonas onde apreciem o património religioso português e a sua arte sacra", declara Vítor Pacheco.

Para o pároco, esta é assim uma oportunidade coletiva de "devolver a dignidade a uma peça valiosa" que exibe o estilo característico da escola coimbrã e cujo estado de conservação tem sido de tal forma negligenciado que a escultura "tem uma mão partida há 51 anos, sem ninguém a ter mandado reparar".

Esse estrago específico foi provocado em janeiro de 1971, na sequência de uma derrocada na Capela da Senhora da Graça - edificada no local onde, segundo a lenda, a santa fez uma aparição ao povo vareiro no século XVII, assim motivando o tempo aí erguido em 1660.

Leia Também: Covid-19 já fez mais de um milhão de mortos nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório