Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Projeto para crianças internadas no S. João junta a dança ao desporto

As crianças internadas na Ala Pediátrica do Hospital São João, no Porto, vão a partir de segunda-feira dançar, jogar ténis ou golfe no âmbito de um programa de bem-estar da Fundação Infantil Ronald McDonald, foi hoje anunciado.

Projeto para crianças internadas no S. João junta a dança ao desporto
Notícias ao Minuto

16:46 - 06/05/22 por Lusa

País Hospital de São João

Um dos objetivos deste programa em prol do bem-estar da criança doente e da sua família é a promoção da atividade física, lê-se no comunicado, que sublinha que as atividades decorrerão uma vez por semana a partir das 15:00 na Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do Hospital São João.

As atividades destinam-se às "crianças e adolescentes internados e clinicamente autorizados, mas também aos seus familiares" assinalou à Lusa a gestora da Casa Ronald McDonald, Isabel Aragão.

"É uma boa oportunidade para a promoção do exercício físico em família, reforçando a sua importância na recuperação física e emocional das crianças doentes e suas famílias", continuou a responsável que admitiu a "presença de até 20 crianças, com condições clínicas, em cada sessão, que terá a duração de uma hora".

À Lusa, a gestora divulgou que as atividades vão "variar entre a dança e a ginástica", mas que neste segmento "será possível às crianças jogarem ténis ou golfe naquele espaço", sendo que "haverá também aulas de Pilates e de ioga".

Citada pelo comunicado, a diretora de Pediatria do hospital, Eunice Trindade, salientou o mérito do projeto, afirmando que "as recomendações atuais preconizam que as crianças em idade escolar pratiquem pelo menos 60 minutos por dia de atividade física, que deverá ser adequada a cada grupo etário".

"A circunstância de um internamento em idade pediátrica leva a uma mudança súbita das rotinas e redução significativa do nível de atividade física. Com este programa pretendemos encorajar as crianças a participarem em atividades físicas regulares durante o internamento e, se possível, contribuir e encorajar a manutenção destes hábitos no regresso a casa", acrescentou.

A Casa Ronald McDonald do Porto, inaugurada em 2013, situa-se no campus do Hospital S. João, e apoia o Centro Hospitalar Universitário de São João e o Instituto Português de Oncologia do Porto. A Sala de Brincar foi inaugurada em dezembro de 2021, lê-se ainda no comunicado.

Até ao momento, a Sala de Brincar - o maior espaço lúdico dedicado à criança e família dentro de um hospital em Portugal - já apoiou mais de 1.800 famílias. O espaço dispõe de sete zonas dedicadas a diferentes atividades, incluindo uma sala exclusiva para pais aberta 24 horas, uma sala Snoezelen de relaxamento multissensorial, e ainda zonas de diversão, de estudo, de promoção do exercício físico e de cinema e jogos virtuais.

Leia Também: São João. Mais 8 camas, "privacidade e humanização" na Medicina Intensiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório