Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

São João. Mais 8 camas, "privacidade e humanização" na Medicina Intensiva

A remodelação de uma das três alas de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, resultou num acréscimo de oito camas e significa "mais qualidade, privacidade e humanização", disse hoje o diretor do serviço.

São João. Mais 8 camas, "privacidade e humanização" na Medicina Intensiva
Notícias ao Minuto

14:02 - 02/05/22 por Lusa

País Hospital de São João

José Artur Paiva, que falava perante a ministra da Saúde, Marta Temido, contou que a obra inaugurada esta manhã era ambicionada há 10 anos, tendo sido apresentada à tutela na sequência dos incêndios de Pedrógão Grande.

"Com a covid-19, a necessidade, não só a daqui, mas a nacional, ficou ainda mais evidente. Por isso, isto é muito mais uma batalha do que um sonho e hoje é uma celebração", disse o diretor.

Em causa está a remodelação da ala de cuidados intensivos do 6.º piso, que acrescenta mais oito camas a um serviço que, dividido por três pisos, passa a dispor de 68 camas no total.

Quanto aos quartos de isolamento, estes passam de seis para 14.

"Esta obra acrescenta privacidade e humanização ao serviço", disse José Artur Paiva, numa intervenção com várias referências aos profissionais da equipa de Medicina Intensiva, bem como aos doentes e às famílias.

José Artur Paiva destacou ainda as mais-valias da obra para o centro de referência de patologia neurocrítica também vive neste serviço do CHUSJ.

A obra custou cerca de 3,5 milhões de euros e demorou nove meses.

Já o presidente do conselho de administração do CHUSJ, Fernando Araújo, destacou que esta obra também melhora as condições do centro de ECMO (Oxigenação por membrana extracorporal), "um centro de referência nacional", disse.

Fernando Araújo dirigiu "uma palavra especial" aos profissionais do serviço e contou que "a obra foi complexa, feita em duas fases e várias etapas de modo a nunca parar o serviço, até porque a empreitada decorreu em momentos de pico, nomeadamente devido à pandemia de covid-19".

A inauguração foi presidida pela ministra da Saúde, Marta Temido, que admitiu que, já antes da pandemia da covid-19, estava identificada a necessidade de intervenção em 25 serviços de Medicina Intensiva em todo o país, sendo que, desses, 17 foram intervencionados e "há outros serviços em processo de requalificação", garantiu.

De acordo com a governante, as obras identificadas nesta área rondam os 35 e 40 milhões de euros.

Marta Temido admitiu, no entanto, que, além de ventiladores ou de infraestruturas, "é necessário dotar os hospitais de capacidade de recursos humanos", o que é, reconheceu, "sempre o mais difícil".

"Constatamos com angústia que a parte mais fácil, que é a infraestrutural, está quase feita. A mais difícil são as pessoas que precisam de uma formação muito rigorosa. Há um longo caminho a fazer", resumiu.

Leia Também: Nova UCI no São João. "O mais difícil é a capacidade de recursos humanos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório