Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Acabam taxas moderadoras exceto em urgência hospitalar não referenciada

Em junho, as taxas moderadoras, exceto nas urgências não referenciadas ou que não origine internamento, acabarão em todo o serviço de saúde.

Acabam taxas moderadoras exceto em urgência hospitalar não referenciada

O debate na generalidade sobre o Orçamento do Estado recomeçou no Parlamento e antes do encerramento e da votação, falou Marta Temido, ministra da Saúde.

A ministra apontou as prioridades do Orçamento de Estado, e começou por destacar o aumento de efetivos no SNS -  são mais 3.836 efetivos face a dezembro de 2020 - referindo que o orçamento "traduz uma escolha que se iniciou em 2015". 

Marta Temido destacou, ainda, o reforço de 700 milhões de euros para SNS.

O Orçamento traduz o compromisso para "melhoras da saúde dos residentes em Portugal", referiu ainda a ministra, que anunciou que em junho, as taxas moderadoras, exceto nas urgências não referenciadas - utentes que cheguem a uma unidade hospitalar pública sem contacto prévio com a linha Saúde24 - ou que não origine internamento, acabarão em todo o serviço de saúde

“Temos a exata compreensão do muito que há por fazer, de quanto se espera de nós e dos quantos dependem de nós", frisou.

Marta Temido referiu ainda que o afluxo de refugiados da guerra na Ucrânia tornou "mais aguda" a necessidade de reforço da rede pública de cuidados de saúde para atender os 33 mil refugiados já inscritos no SNS.

Leia Também: Governo quer alargar abrangência dos balcões SNS 24 a todo o país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório