Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Plataforma de atendimento a surdos fez cerca de 3.300 triagens em 2 anos

A plataforma de atendimento por videochamada aos cidadãos surdos do SNS 24 realizou, em dois anos, cerca de 3.300 triagens intermediadas por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, anunciaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Plataforma de atendimento a surdos fez cerca de 3.300 triagens em 2 anos
Notícias ao Minuto

22:34 - 21/04/22 por Lusa

País Apoio

Lançado na pandemia, o serviço entrou em funcionamento há precisamente dois anos e, segundo a SPMS, "tem garantido a acessibilidade plena ao SNS 24, dando resposta a uma necessidade das pessoas surdas".

"A procura pela plataforma de atendimento por videochamada tem apresentado um crescimento gradual", referem em comunicado, explicando que este serviço permite estabelecer o contacto entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24.

Além de garantir o acesso à linha SNS 24, pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Na app SNS 24 já se encontra disponível o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento, disponível sete dias por semana, 24 horas por dia.

Os Serviços Informativos e Administrativos, disponíveis todos os dias das 08:00 às 22:00, possibilitam aceder a um conjunto de informações e apoios, por exemplo, na marcação de consultas 'online' nos cuidados de saúde primários, na submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, contactos de instituições de saúde e dos Balcões SNS 24, entre outras informações.

Inicialmente, o serviço resultou de uma parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional para a Reabilitação, e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, tendo sido, posteriormente, integrado no contrato de serviços Linha SNS 24.

Leia Também: PR condecora escritora Maria Teresa Horta com a Ordem da Liberdade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório