Daniela Salgueiro Maia, neta do 'Capitão de Abril', considera que, "talvez", o seu avô não estivesse contente com a situação atual do país. "No século XXI, acho que o meu avô talvez não estaria tão contente com a situação do país", disse, em declarações em vídeo publicadas esta segunda-feira no Twitter oficial da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril.
Contudo, e apesar da afirmação, a neta de Salgueiro Maia espera que a sua geração "vá mudar um pouco o rumo do país" e que "abra horizontes e mentes que, neste momento, estão bastante fechadas".
Recorde-se que, no passado dia 3 de abril, se cumpriram 30 anos da morte do 'Capitão de Abril', um dos principais rostos da Revolução dos Cravos.
"Para mim ser neta do Salgueiro Maia é uma honra, mas é uma honra ainda maior ser neta do Fernando [nome próprio de Salgueiro Maia], marido da Natércia e pai da Catarina e do Filipe", assinalou ainda Daniela Salgueiro Maia.
Qual o alcance da construção da democracia portuguesa junto dos que nasceram depois do 25 de Abril?
— 50anos25abril (@50anos25abril) April 4, 2022
"Espero que a minha geração mude o rumo do país e que abra novos horizontes e mentes", Daniela Salgueiro Maia, neta do Capitão #SalgueiroMaia
#50Anos25Abril #25deAbril pic.twitter.com/4TariOZW04
As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 tiveram início no passado dia 23 de março, numa sessão solene no Páteo da Galé, em Lisboa. Vão prolongar-se até dezembro de 2026, quando se assinalar meio século das primeiras eleições autárquicas realizadas em Portugal.
Leia Também: 25 de Abril. Marcelo considera que 25 de Novembro cabe nas comemorações