Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Boa gestão da água é obrigação ética e moral global, defende Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje a boa gestão da água e a segurança hídrica, com reservas estratégicas e diversificação das origens daquele recurso, é uma "obrigação global, de caráter ético e moral".

Boa gestão da água é obrigação ética e moral global, defende Marcelo
Notícias ao Minuto

13:17 - 22/03/22 por Lusa

País Dia Mundial da Água

"Salvaguardar a boa gestão e a segurança hídrica, diversificando as origens de água e criando reservas estratégicas, garantir a qualidade da água, reduzindo as fontes de poluição, e assegurar uma utilização eficiente e responsável é uma obrigação global, de caráter ético e moral", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa.

Assinalando o Dia Mundial da Água, assinalado desde a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente do Rio de Janeiro, em 1992, o Presidente da República sublinha que "a água é um recurso vital, desde logo para o consumo humano, mas também para a manutenção da biodiversidade, para a agricultura, a indústria ou o turismo, pelo que a sua boa gestão e garantia de qualidade é um imperativo político, social e económico, mas também de sobrevivência".

"A escassez de água afeta já quatro em cada dez pessoas no mundo, com tendência para agravar pelos efeitos das alterações climáticas e do aumento da poluição hídrica. No nosso país, os dados mostram que os últimos anos têm sido mais quentes e secos e que a precipitação se vai reduzir. Já este ano de 2022, Portugal chegou a ter, em fevereiro, 95% do seu território em seca severa ou extrema", assinalou o chefe de Estado.

O Dia Mundial da Água assinala-se hoje em Portugal com várias ações em todo o país, como a 'H2OFF', iniciativa da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, que pelo segundo ano desafia as pessoas a não abrirem a torneira entre as 22:00 e as 23:00.

Em Lisboa, é lançada a campanha pan-europeia '#WaterOfTheFuture', juntando Portugal e mais sete países da União Europeia e ainda Cabo Verde para sensibilizar os jovens a terem um papel ativo e a mobilizarem a sociedade e os decisores políticos no combate à escassez de água. A campanha é lançada simultaneamente nos nove países.

Também em Lisboa acontece hoje a cerimónia "Parques e Jardins de Lisboa: o mesmo verde, a água é outra", em que participará o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e que assinala o início do projeto de rega de parques e jardins da cidade com água reutilizada.

Em Dacar, no Senegal, decorre esta semana o 9.º Fórum Mundial da Água, sob o tema "Segurança da Água para a Paz e o Desenvolvimento", no qual Portugal participa com uma delegação e com um pavilhão na zona de exposições.

O Dia Mundial da Água é este ano dedicado ao tema "Águas subterrâneas -- tornando o invisível visível".

A ONU salienta que quase toda a água doce líquida do mundo é água subterrânea, e defende que é preciso um trabalho conjunto para gerir o recurso de forma sustentável.

Leia Também: Dia Mundial da Água assinalado hoje com ações de sensibilização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório