Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Cristina Pimentel já assumiu a presidência da STCP

A antiga vereadora com o pelouro dos Transportes, Ação Social e Proteção Civil da Câmara do Porto, Cristina Pimentel, já assumiu a presidência da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), divulgou hoje a autarquia.

Cristina Pimentel já assumiu a presidência da STCP
Notícias ao Minuto

12:01 - 17/03/22 por Lusa

País STCP

"Cristina Pimentel já se encontra em funções enquanto presidente do Conselho de Administração da STCP, depois de ter suspendido o mandato de vereadora na Câmara do Porto", pode ler-se num comunicado publicado na página oficial da autarquia liderada pelo independente Rui Moreira.

O texto recorda que Cristina Pimentel "é quadro superior da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto desde 1999, tendo exercido funções de diretora do Museu do Carro Elétrico".

"A nova presidente da empresa já traçou um programa para o futuro da empresa, que irá complementar a função tradicional da STCP, assegurando outras competências na área da mobilidade", refere o comunicado.

Cristina Pimentel tinha suspendido o seu mandato no executivo camarário "pelo período de 365 dias, com efeitos desde o dia 10 de março", segundo a nota.

A ex-vereadora sucede assim a Manuel Queiró, cujo mandato tinha oficialmente terminado no final de 2021, após este ter acompanhado o processo da municipalização da empresa, um processo que considerou "longo e atribulado, mas que acabou bem".

De acordo com uma resposta à Lusa enviada pela STCP no dia 22 de fevereiro, o mandato dos órgãos sociais liderados por Cristina Pimentel "é coincidente com o dos titulares dos órgãos autárquicos dos municípios participantes no capital da sociedade".

O capital e participações sociais da STCP foram transferidos, em 2021, do Estado para os municípios do Porto (53,69%), Vila Nova de Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,4%).

No dia 09 de fevereiro, a Câmara do Porto confirmou que Cristina Pimentel iria sair do executivo municipal e que o antigo vereador da Habitação, Fernando Paulo, que não foi eleito nas eleições autárquicas, integraria a equipa.

De acordo com declarações do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, ao jornal Público, foi Cristina Pimentel quem apresentou a proposta de assumir a presidência da STCP.

Anteriormente, o executivo da Câmara do Porto aprovou em 07 de fevereiro, com o voto contra da CDU, delegar competências à STCP Serviços relacionadas com a mobilidade e gestão de infraestruturas auxiliares ao transporte público, como a gestão do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), o das Camélias ou do Bom Sucesso, bem como meios auxiliares à deslocação entre cotas e parques de estacionamento.

A par destas infraestruturas, foi também confiada à empresa "a realização de todos os estudos necessários para a operacionalização" do ramal da Alfândega com um sistema de transporte público compatível com a utilização do canal para modos suaves.

O metrobus do Porto (linha Boavista - Império) também vai ser gerido pela STCP, adiantou o presidente da Câmara, Rui Moreira, durante uma sessão da Assembleia Municipal no dia 22 de fevereiro.

A Câmara do Porto espera obter receitas de exploração das infraestruturas geridas pela STCP Serviços em três anos, após injetar mais de três milhões de euros na empresa, disse à Lusa Cristina Pimentel.

A STCP Serviços é uma subsidiária da STCP que esteve sem atividade desde 2012 até pelo menos meio do ano passado, não tendo recursos humanos até essa data.

Leia Também: Câmara mandata representante para votar nova administração da STCP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório