Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Câmara mandata representante para votar nova administração da STCP

A Câmara do Porto aprovou hoje mandatar o representante do município na STCP a votar todas as deliberações respeitantes aos órgãos sociais, nomeadamente, a eleição do novo conselho de administração, presidida pela vereadora Cristina Pimentel.

Câmara mandata representante para votar nova administração da STCP
Notícias ao Minuto

18:01 - 21/02/22 por Lusa

Economia Porto

A proposta de mandatar o representante do município na Assembleia Geral da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) a votar todas as deliberações respeitantes aos órgãos sociais contou com os votos favoráveis do movimento independente de Rui Moreira, do PS, do PSD e da vereadora independente e com a abstenção da CDU e do BE.

A proposta, discutida na reunião privada do executivo da Câmara do Porto, estabelece também que o representante do município naquele órgão vote a eleição do novo conselho de administração da STCP, presidido pela vereadora Cristina Pimentel e composto pelos vogais Rui Saraiva e Isabel Vilaça.

À margem da reunião, a vereadora com o pelouro dos Transportes, Cristina Pimentel, disse ser "com toda a naturalidade" que viu a aprovação da proposta.

A Câmara do Porto confirmou a 09 de fevereiro que a vereadora Cristina Pimentel vai suspender o mandato para se candidatar à presidência do conselho de administração da STCP.

Aos jornalistas, o vereador socialista Tiago Barbosa Ribeiro salientou que, apesar de não ter existido uma "votação especifica sobre a ainda vereadora", deseja "o maior sucesso à nova administração" da STCP, considerando que "será um bom trabalho para a mobilidade da cidade e da Área Metropolitana do Porto (AMP)".

Também o vereador Alberto Machado, PSD, disse ser "absolutamente pacifica" a indicação da vereadora para a presidência do conselho de administração da STCP.

"Entendemos que faz todo o sentido que a Câmara do Porto, sendo maioritária na empresa, possa também condicionar a STCP a reforçar um dos mais graves problemas que a cidade tem que são as questões da mobilidade", referiu.

Já a vereadora da CDU, que se absteve na proposta, disse ser necessário "um maior acompanhamento de tudo o que se vai passar na empresa".

"É uma empresa demasiado importante para a cidade e região e tem de ser devidamente salvaguardada", observou Ilda Figueiredo.

Por sua vez, o vereador do BE, Sérgio Aires, disse não ter "nada contra" a indicação da vereadora, considerando que esta é "uma decisão do executivo governativo".

Em 11 de fevereiro, a Câmara do Porto rejeitou qualquer situação de conflito de interesses ou impedimento quanto à passagem direta da vereadora Cristina Pimentel para presidente da STCP.

"A Câmara Municipal do Porto considera que não existe qualquer conflito de

Leia Também: STCP regista aumento da procura de 3,6% para 51 milhões de passageiros

interesses ou impedimento", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório