Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Quinta do Douro tem trabalhadores de 6 países e abre portas a ucranianos

A falta de mão de obra no Douro levou a Quinta da Avessada, em Alijó, a contratar 15 refugiados e imigrantes de várias nacionalidades para reforçar a equipa que se prepara para o "ano da recuperação" do turismo.

Quinta do Douro tem trabalhadores de 6 países e abre portas a ucranianos
Notícias ao Minuto

15:42 - 09/03/22 por Lusa

País Douro

Chegaram à aldeia vinhateira de Favaios provenientes do Bangladesh, Nepal, Senegal, Argentina, Brasil e Angola e já estão a trabalhar na Quinta da Avessada nos vários departamentos da unidade de enoturismo. Os restantes 25 trabalhadores são portugueses.

"Temos um subchefe de cozinha de Angola, um copeiro do Senegal, Nepal e Bangladesh em sala, no serviço à mesa e temos Bangladesh, Brasil e Argentina no turismo", exemplificou o empresário Luís Barros à agência Lusa.

A falta de mão de obra no Douro, nos setores do turismo ou da viticultura, é um problema que se intensifica a cada ano. Luís Barros disse que a pandemia "ainda agravou mais" esta lacuna, já que muitos emigraram "para tentar sobreviver à desgraça que foi a covid-19". A propriedade dispensou 20 funcionários durante o período pandémico.

O empresário referiu que o processo de recrutamento foi acompanhado pelo Conselho Português para os Refugiados e a Segurança Social e explicou que, em alguns casos, foi ao país de origem buscar os novos trabalhadores, alguns com ensino superior e que falam fluentemente inglês, francês e espanhol.

A equipa da quinta é de 40 trabalhadores, no entanto, acrescentou, "há mais cinco vagas por preencher".

Nesse sentido, Luís Barros disse estar de portas abertas para os refugiados ucranianos que estão a chegar a Portugal em consequência da invasão russa.

"Claro que sim, são muito bem-vindos. Temos as casas preparadas e equipadas para receber ucranianos", frisou.

O empresário apontou que para além do ordenado base de 720 euros líquidos, os trabalhadores têm ainda direito a alimentação e a alojamento. Para o efeito, foram recuperadas duas casas na propriedade e arrendadas mais duas.

"Poucos são aqueles que querem trabalhar no Interior do país, muitos poucos, sobretudo numa localidade pequena como Favaios", lamentou.

Localizada no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, a Quinta da Avessada está preparada para receber grupos para refeições, provas e visitas à enoteca e tem capacidade para acolher até 350 pessoas em simultâneo.

A enoteca é um pequeno museu interativo alusivo à história e cultura da vinha e do vinho na região do Douro.

"Já estamos a preparar tudo para começar em abril com a força toda", salientou Luís Barros, que disse ainda esperar que 2022 seja o ano do "recomeço do turismo".

Os turistas são provenientes dos Estados Unidos da América (EUA), França, Inglaterra e Alemanha.

"Claro que há o receio da guerra, mas até agora os autocarros e navios estão todos reservados com a capacidade máxima. Agora, um ou outro cliente com receio da guerra poderá não vir", observou.

Leia Também: Ucrânia. CIM Médio Tejo organiza transporte e ajuda para refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório