Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Semana começa com sol e temperaturas amenas em todo o país

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, todo o território continental conta com uma segunda-feira de sol com máximas a chegar aos 21ºC.

Semana começa com sol e temperaturas amenas em todo o país
Notícias ao Minuto

08:49 - 28/02/22 por Beatriz Maio

País Meteorologia

A semana começa com sol e sem previsão de chuva em todo território continental e no arquipélago da Madeira. Já nos Açores, deverá chover em todas as ilhas exceto em Santa Cruz das Flores, onde o céu estará nublado. 

Para esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma temperatura máxima em portugal continental de 21ºC, nos distritos de Beja e Évora, e mínima de 1ºC no distrito de Bragança.

Segundo o IPMA, Portugal contará com períodos de céu muito nublado e uma "pequena descida da temperatura mínima", assim como "uma pequena subida da temperatura máxima". Para esta segunda-feira, espera-se "vento fraco a moderado (até 25 km/h)" e há a "possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro".

Embora o início da semana seja com céu pouco nublado ou limpo, não será assim até ao final. Na terça-feira já são vários os distritos no Centro e Norte com previsão de aguaceiros, nomeadamente Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto Braga, Viana do Castelo e Bragança, assim como a ilha de Santa Cruz das Flores nos Açores. Também a temperatura máxima prevista será de 21ºC na terça-feira, mas apenas para o distrito de Santarém, sendo que a mínima continua a ser em Bragança, mas sobe para os 3ºC.

De acordo com o instituto, apesar de terça-feira vir acompanhada de "períodos de chuva, mais prováveis no Minho e Douro Litoral durante a tarde" e céu geralmente muito nublado, espera-se uma "pequena subida da temperatura mínima" e uma ligeira descida da temperatura máxima. Quanto ao vento, será fraco a moderado (até 25 km/h), podendo ser por vezes forte (até 40 km/h), registando-se uma maior intensidade "nas terras altas do Norte".

Relativamente a uma previsão mais alargada para a capital do país, ao longo da semana a temperatura máxima regista-se esta segunda-feira, com os termómetros a marcar os 20ºC e a mínima será domingo com 7ºC. A previsão do IPMA aponta para períodos de chuva na próxima quinta-feira e sábado.

Leia Também: Madeira cria linha de apoio psicológico a ucranianos e russos residentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório