Esperam-se ondas gigantes na Nazaré já na sexta-feira

O recorde da maior onda surfada pertence ao brasileiro Rodrigo Koxa, com 24,38m de altura, em novembro de 2017.

Notícia

© Getty Images

Marta Amorim
23/02/2022 14:42 ‧ 23/02/2022 por Marta Amorim

País

Nazaré

Está prevista forte agitação marítima para a costa ocidental de Portugal Continental para os próximos dias e os amantes de surf já se regozijam com a possibilidade de ondas gigantes na Nazaré. 

Garrett McNamara fala na "maior ondulação que já vi com vento favorável", mas o IPMA é mais contido nas previsões. 

“Devo entrar no avião? De acordo com as previsões de hoje, será a maior ondulação que já vi com vento favorável. Estou a ponderar marcar um voo. Vou esperar até ao último avião para dar tempo para a ondulação se materializar (…) Não quero mesmo entrar num avião, mas se esta é a ondulação com a qual eu sonho não a vou querer perder! O que devo fazer?", pode ler-se num post de Instagram do surfista que está atualmente no Hawai. 

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estarão primeiro sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de quinta-feira, passando depois a laranja. O aviso laranja vai prolonga-se entre as 21:00 de quinta-feira e as 18:00 de sexta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir uma altura máxima de 10 a 11 metros.

Contacto pelo Notícias ao Minuto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) reitera a informação acima mas diz que as ondas gigantes da Nazaré são um fenómeno "mais local" que pode ser "intensificado pelo canhão". 

O recorde da maior onda surfada pertence ao brasileiro Rodrigo Koxa, com 24,38m de altura, em novembro de 2017. Antes de Koxa, o título era do havaiano Garrett McNamara, com 23,77m de altura, em 2011. 

Leia Também: Exposição retrata 10 anos de ondas gigantes na Praia do Norte

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas