Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

CDS e IL creem que remodelação no executivo não mudará projeto do Porto

A presidente da concelhia do Porto do CDS-PP, Isabel Menéres, e o coordenador da Iniciativa Liberal (IL) no Porto, Pedro Schuller, afirmaram hoje que a remodelação no executivo "não muda o projeto" que o movimento tem para a cidade.

CDS e IL creem que remodelação no executivo não mudará projeto do Porto
Notícias ao Minuto

19:00 - 09/02/22 por Lusa

País Porto

A Câmara do Porto confirmou hoje que a vereadora com o pelouro dos Transportes, Cristina Pimentel, vai suspender o mandato para se candidatar à presidência do conselho de administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

O lugar da vereadora no executivo será ocupado pelo antigo vereador da Habitação, Fernando Paulo, que não foi eleito nas últimas eleições autárquicas.

Ao mesmo tempo, será atribuído um pelouro à antiga vereadora socialista Catarina Santos Cunha, que em novembro assumiu o estatuto de independente no executivo.

Em declarações à Lusa, a presidente da concelhia do Porto do CDS-PP afirmou que a comissão política do partido vai reunir quando tiver "todos os elementos", nomeadamente, a distribuição de pelouros.

"Temos de avaliar o que significa [a atribuição de um pelouro à antiga vereadora socialista], mas estamos em crer que não vai ter implicações no projeto que o Movimento tem para a cidade", afirmou Isabel Menéres, dizendo ter "orgulho" de integrar o projeto liderado pelo independente Rui Moreira, o qual designou de "projeto não socialista".

"O CDS-PP por princípio não se revê em políticas socialistas", acrescentou.

Também ouvido pela Lusa, o coordenador da Iniciativa Liberal no Porto salientou que a atribuição de pelouros à antiga vereadora socialista em "nada altera" o projeto político para a cidade do Porto.

"Do ponto de vista pragmático a obtenção de maioria é interessante para a persecução de um projeto político que em nada se alterou e continua a merecer o nosso apoio", acrescentou Pedro Schuller, também vogal da comissão executiva da IL.

À Lusa, Pedro Schuller disse ainda que a IL "sempre afirmou" que não estaria disponível para apoiar "uma solução cujo acordo governativo passe por qualquer outro partido com representação na autarquia, para além do que está neste momento em vigor".

Aos jornalistas, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou hoje que, apesar do movimento independente ficar com "maioria" devido às remodelações no executivo, as mesmas "não põem em causa" o acordo de governação estabelecido com o PSD, após as eleições de setembro.

"O acordo tem a ver com determinadas garantias que nós demos ao PSD em função de exigências que nos foram colocadas com base no que era o seu programa eleitoral que temos cumprido, essa matéria não está em risco nem será posta em causa", assegurou.

Aos jornalistas, o autarca rejeitou a existência de "mau estar" dentro do executivo e afirmou que a distribuição dos pelouros será anunciada "em breve", uma vez que está dependente da nomeação de Cristina Pimentel para a presidência da STCP.

Questionado sobre a atribuição de um pelouro à ex-vereadora socialista e não a um dos vereadores do PSD, com quem o movimento tem estabelecido um acordo, o independente afirmou que o partido "sempre afirmou que era oposição e continua a afirmar que é oposição".

"Uma coisa é termos um acordo de incidência parlamentar que foi celebrado com o PSD que nós iremos cumprir e sabemos que eles também. Outra coisa é ter uma oposição dentro da vereação", referiu.

O autarca disse ainda não ver "nenhuma razão" para o PSD ponderar sobre o acordo de governação, salientando que o movimento independente cumprirá "escrupulosamente o acordo".

Leia Também: Movimento de Moreira diz que remodelação "em nada belisca" acordo com PSD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório