Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Testes disponibilizados pela Câmara do Porto "utilizados até ao limite"

Os 100 mil testes antigénio disponibilizados este mês pela Câmara do Porto já foram "utilizados", revelou hoje a vereadora Catarina Araújo, acrescentando que os centros de testagem continuam a funcionar e que a autarquia acompanha a situação pandémica.

Testes disponibilizados pela Câmara do Porto "utilizados até ao limite"
Notícias ao Minuto

16:29 - 25/01/22 por Lusa

País Covid-19

Em declarações à agência Lusa, a vereadora com o pelouro da Educação da Câmara do Porto, Catarina Araújo, afirmou hoje que os 100 mil testes rápidos de antigénio disponibilizados, gratuitamente, pela autarquia à população durante o mês de janeiro foram "utilizados até ao seu limite".

"Os três prestadores de serviços do município, no fim de semana passado, esgotaram o número de testes disponibilizados", revelou.

Ainda que o número de testes disponibilizados tenha acabado, os centros de testagem distribuídos pela cidade e assegurados por três laboratórios (Germano de Sousa, Unilabs e POC Medical Care) continuam a funcionar, realizando os testes comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Estes centros continuarão a funcionar para a população que lá se dirige poder realizar os quatro testes comparticipados pelo SNS", afirmou Catarina Araújo, acrescentando que a partir de quinta-feira serão 18, e não 15, os centros de testagem em funcionamento.

"Inicialmente, um dos laboratórios não queria manter os centros que tinha e daí termos falado em 15 centros de testagem, mas agora mesmo esse operador veio dizer que quer retomar. Pareceu-nos que fazia sentido facultar às pessoas mais locais a fazer estes testes em segurança e conforto, fugindo aos horários das farmácias, mas sempre em diálogo com os prestadores. A partir de quinta-feira, os 18 locais ficam a funcionar", observou.

À Lusa, Catarina Araújo salientou que a iniciativa "correu muito bem" e que "mereceu a maior recetividade junto da população", correspondendo ao objetivo do município de apoiar a população, as atividades económicas e contribuir para mitigar o risco e contágio do vírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

A vereadora acrescentou ainda que a autarquia está a acompanhar de "forma próxima" a situação pandémica e que irá adaptar a resposta "às circunstâncias de saúde pública do momento", como fez desde o início de dezembro, quando decidiu avançar com a disponibilização gratuita de testes de despiste à covid-19.

"Estamos sempre disponíveis para avaliar, perceber e tomar as decisões de forma ponderada como temos feito", referiu.

A Câmara do Porto disponibilizou gratuitamente 200 mil testes antigénio à população, durante os meses de dezembro e janeiro, numa iniciativa que correspondeu a um investimento municipal de dois milhões de euros. 

A localização e os horários dos centros de testagem distribuídos pela cidade estão disponíveis na página da Internet da autarquia. 

A covid-19 provocou 5.602.767 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.661 pessoas e foram contabilizados 2.312.240 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Leia Também: Covid-19: Hospitais do Porto mantêm capacidade de resposta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório