Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Açores mantêm três postos de testes rápidos abertos esta semana

Os Açores vão manter abertos, esta semana, três postos de despiste de infeção por SARS-CoV-2 com testes rápidos, em regime de casa aberta, estando a ser ponderada a abertura de outros, revelou fonte da secretaria regional da Saúde.

Açores mantêm três postos de testes rápidos abertos esta semana
Notícias ao Minuto

13:37 - 03/01/22 por Lusa

País Covid-19

Nos últimos dois dias de 2021, foram realizados nos Açores 10.406 testes de despiste do coronavírus que provoca a doença covid-19, dos quais cerca de 7.200 testes rápidos de antigénio realizados, de forma gratuita, em 12 centros de testagem em regime de casa aberta (sem necessidade de marcação prévia) e em centros de saúde, revelou a tutela no primeiro dia de 2022.

Na ilha de São Miguel, o posto de testagem do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, vai continuar a funcionar de hoje a sexta-feira, entre as 14:00 e as 18:00.

Já os postos criados pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, em colaboração com os municípios, nos seis concelhos da ilha não reabriram para já, mas essa possibilidade está a ser ponderada.

"Neste momento, está a haver um reajuste dos recursos, por via da intensidade da testagem, e está a ser dada prioridade à testagem dos contactos próximos", adiantou à Lusa fonte oficial da secretaria regional da Saúde e Desporto.

Na ilha Terceira, os dois postos criados pela Unidade de Saúde de Ilha, em colaboração com os municípios, com a Cruz Vermelha e com os Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, vão voltar a funcionar esta semana.

Na Praia da Vitória, o posto criado no pavilhão de artes marciais vai funcionar de hoje a sexta-feira, entre as 9:00 e as 13:00 e entre as 14:00 e as 18:00.

Já em Angra do Heroísmo, no posto criado no pavilhão multissetorial da Vinha Brava será possível realizar testes rápidos apenas na quinta e na sexta-feira, entre as 9:00 e as 16:30.

Segundo a secretaria regional da Saúde, os testes rápidos realizados nos postos criados em regime de casa aberta, nos dias 30 e 31 de dezembro, permitiram identificar quase 200 casos de infeção.

O executivo açoriano comparticipa um teste rápido de antigénio por semana, realizado em farmácias, mas apenas 14 em quatro ilhas (São Miguel, Terceira, Pico e Santa Maria) aderiram ao protocolo.

Numa altura em que é obrigatória a apresentação de testes negativos para participar em eventos, está prevista também a criação de uma convenção com laboratórios, mas ainda não foi anunciada a lista dos aderentes.

Os Açores têm atualmente 2.122 casos ativos de infeção pelo SARS-CoV-2, sendo 1.469 em São Miguel, 433 na Terceira, 132 no Faial, 38 no Pico, 26 em Santa Maria, 11 na Graciosa, sete em São Jorge e seis nas Flores.

Estão internados 17 doentes com covid-19 na região, 14 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, (três em unidade de cuidados intensivos) e três no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. 

Segundo a Autoridade de Saúde Regional, até 22 de dezembro, 198.828 pessoas nos Açores tinham vacinação completa contra a covid-19 (84%) e 34.528 tinham recebido a dose de reforço.

Leia Também: AO MINUTO: Governo confirma início de aulas; Professores sem vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório