Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Registadas no Algarve 42 ocorrências nas últimas 48 horas

O Algarve registou 42 ocorrências relacionadas com o mau tempo nas últimas 48 horas, sobretudo em Loulé e Portimão, a maioria sem gravidade, informou hoje o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve.

Registadas no Algarve 42 ocorrências nas últimas 48 horas
Notícias ao Minuto

11:10 - 26/12/21 por Lusa

País Mau tempo

Em comunicado, aquele organismo adianta que as ocorrências exigiram a intervenção de 186 operacionais, apoiados por 65 veículos dos diferentes serviços municipais e agentes de Proteção Civil, nomeadamente, os corpos de bombeiros.

O mau tempo, que assolou a região com maior incidência na madrugada e dia de Natal, afetou, sobretudo, os concelhos de Loulé (nove ocorrências) e Portimão (seis) embora tenha também afetado Albufeira, Aljezur, Faro, Lagoa, Lagos, Monchique, Olhão, Tavira e Vila do Bispo.

Todas as ocorrências -- causadas pela precipitação, por vezes forte, e pelos episódios de vento forte -, foram resolvidas pelo patamar municipal da proteção civil - sem necessidade de reforço regional, acrescenta o CREPC.

A maior parte das intervenções das forças de Proteção Civil na região ocorreram devido a situações de queda de árvores (16), movimentos de massa (duas), inundações (duas) e quedas de estruturas (nove).

Registaram-se, ainda, 11 desobstruções de vias rodoviárias, destacando-se o corte da Estrada Municipal 514 na Asseca, Ponte S. Domingos, na freguesia de Santa Maria e Santiago, concelho de Tavira, devido à subida da água.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um aviso à população devido às "condições meteorológicas adversas", com chuva, vento e agitação marítima durante o fim de semana natalício.

O nível de alerta especial devido ao mau tempo iniciou-se às 00:00 horas de sexta-feira e terminou às 23:59 horas de sábado.

Este nível de alerta prevê o aumento da prontidão das forças de resposta e a antecipação de medidas operacionais que contribuam para mitigar o risco.

Leia Também: Câmara de Salvaterra inicia limpeza dos detritos na segunda-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório