Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Açores com avisos meteorológicos para agitação marítima, vento e chuva

Agitação marítima, vento e precipitação vão continuar a motivar avisos meteorológicos laranja e amarelos nos Açores até quinta-feira, segundo informação atualizada hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Açores com avisos meteorológicos para agitação marítima, vento e chuva
Notícias ao Minuto

15:47 - 21/12/21 por Lusa

País IPMA

Os três grupos do arquipélago têm sido abrangidos por avisos meteorológicos nos últimos dias e, de acordo com a informação divulgada hoje à tarde, novos avisos laranja (segundo nível mais grave) referentes a agitação marítima vão vigorar entre as 23:00 locais de hoje (00:00 de quarta-feira em Lisboa, hora UTC) e as 20:00 de quinta no grupo Ocidental (Flores e Corvo), e entre as 08:00 de quarta-feira e as 11:00 de quinta no caso do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial).

Em causa está a previsão de ondas de noroeste de sete a oito metros.

Ainda antes, durante as primeiras horas da noite de hoje, o grupo Ocidental está já sob avisos amarelos (nível menos grave) por agitação marítima, devido a ondas de oeste de seis a sete metros, passando a noroeste, e por vento (neste caso até às 08:00 de quinta-feira).

No grupo Central, ondas de noroeste de seis a sete metros motivam um aviso amarelo entre as 04:00 e as 08:00, antecipando o nível laranja.

Também o vento deixa estas cinco ilhas sob aviso amarelo das 23:00 de quarta-feira às 11:00 de quinta.

As ilhas de São Miguel e Santa Maria, que formam o grupo Oriental, estão sob aviso amarelo entre as 20:00 de hoje e as 04:00 de quarta-feira devido a previsões de precipitação por vezes forte, e entre as 16:00 de quarta-feira e as 17:00 de quinta devido a agitação marítima, com ondas de cinco a sete metros de noroeste.

O aviso laranja representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Leia Também: Inverno começa hoje com chuva e temperaturas amenas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório